sábado , 30 novembro 2024
Goiás

Navarrete: antecipação do IPVA, implantada pela ex-titular da Sefaz, Ana Carla, e agora revogada, “foi uma medida popularmente antipática, cujo efeito fiscal é nulo e sacrificou a população”

O novo secretário estadual da Fazenda, Fernando Navarrete, está mostrando que não tem papas na língua e diz o que pensa.

Em entrevista a O Popular, nesta segunda, ele critica vários pontos do ajuste fiscal realizado nos últimos 2 anos pela ex-titular da Sefaz, a economista Ana Carla Abrão Costa, que deixou a pasta na última sexta e regressou a São Paulo, onde sempre morou e trabalhou.

Um dos pontos levantados por Navarrete é a questão da antecipação do IPVA, medida adotada por Ana Carla que obrigou os proprietários de veículos a quitar o imposto logo nos 3 primeiros meses do ano, ao contrário do sistema antigo, que previa o vencimento de um final de placa a cada mês, de janeiro a setembro. O desgaste para o governador Marconi Perillo foi grande.

Mas a antecipação já foi revogada: a partir de deste 2017, volta a regra do pagamento distribuído por 10 meses, como sempre foi.

Navarrete explicou que “a mudança foi a rigor inócua. Teve o refresco do fluxo de caixa do primeiro ano. A partir do segundo ano e seguintes, o fluxo passa ser o mesmo, reduzido ao primeiro semestre. Ou seja, tem o dinheiro no primeiro semestre e não tem no segundo. Antes pingava o ano inteiro. O gestor público não pode pensar com a lupa no agora. É uma medida cujo alcance efetivo no equilíbrio fiscal é nulo”, disse ele.

E ainda acrescentou que, em um quadro de dificuldades, o Estado não pode se propor um ajuste que traga custos para a sociedade: “A antecipação do IPVA foi uma medida popularmente antipática, cujo efeito fiscal é nulo ou próximo disso. É melhor ter mecanismos de tentar enfrentar problemas de caixa, que sejam de sacrifício para o próprio Tesouro, e não sacrificando a população”.

Artigos relacionados

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....