terça-feira , 30 abril 2024
GoiâniaImprensa

“Luz vermelha já acendeu para a gestão de Iris. Em meio a falhas gerais no funcionamento da máquina administrativa, imagem negativa está se cristalizando”

A pesquisa Serpes deste domingo, em O Popular, confirma o acerto da previsão, dias atrás, do veterano comentarista Afonso Lopes, em artigo no Jornal Opção, quando afirmou que, “em meio a falhas gerais no funcionamento da máquina administrativa, a imagem negativa de Iris Rezende está se cristalizando. Acendeu a luz vermelha”.

É de apenas 36,2% o índice de aprovação da gestão de Iris, segundo o Serpes. Nas gestões passadas, em pesquisa também do Serpes em 2006, o velho cacique peemedebista chegou a 68% de avaliação positiva.

Leia 2 trechos do diagnóstico de Afonso Lopes sobre a administração de Iris, nesses 3 meses iniciais:

1 – “Qualquer governante em início de mandato precisa de um tempo para tomar pé da situação que lhe cabe administrar. Normal­men­te, aceita-se até 6 meses de, digamos, uma trégua entre a população e o novo governante. Porém, mesmo nesse período, não é uma trégua incondicional como se imagina. As pessoas até aceitam que as coisas não entrem imediatamente nos eixos, mas não perdoam a falta de transparência sobre a real situação encontrada. Mais do que isso, igualmente não suporta conviver com as mesmas dificuldades no dia a dia e observar o funcionamento político-administrativo com práticas no mínimo problemáticas. Esses dois fatores estão presentes atualmente, e causam uma área de atrito na relação entre a Prefeitura e o cidadão”.

2 – “O maior problema não é a crise que dispara o a­lerta máximo, mas a consolidação dos seus efeitos. Em outras palavras, a cristalização da imagem. Nesse ca­so, muitas vezes é até possível manter as coisas, mas o dano é permanente. O que aconteceu com a administração de Paulo Garcia foi exatamente isso: a imagem negativa entrou no alerta vermelho e ficou – por uma série de fatores, nem todos por culpa direta do administrador. A pecha de “pior prefeito” jamais foi completamente superada, e ainda hoje saúda o governo anterior a este. Neste mo­mento, Iris corre esse mesmo risco. É necessário reagir. E rapidamente”.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...