terça-feira , 26 novembro 2024
Goiás

CRF-GO: pesquisa mostra ampla vantagem de Lorena Baia e Ernestina Rocha

Texto publicado no site GBrasil (clique aqui para acessar)

Pesquisa realizada pelo Instituto Directa mostra que a Chapa 2 – Eu Amo Farmácia, que concorre ao Conselho Regional de Farmácia em Goiás (CRF-GO), deve eleger com facilidade suas duas principais representantes: Lorena Baia, que disputa a Presidência da entidade, e Ernestina Rocha, que busca vaga no Conselho Federal.

Na pesquisa estimulada, Lorena aparece com 44,3% das intenções de voto, contra 21,6% da adversária da Chapa 1 – Amor pela Farmácia, Nara Luiza de Oliveira. Já Ernestina, com 51,2%, tem ampla vantagem sobre a adversária Sueza Oliveira, que aparece com 16,7%.

Se computados apenas os votos válidos, Lorena deve ser eleita presidente do CRF-GO com 67,2%, mais que o dobro dos votos atribuídos a Nara Luiza, 32,8%. Já na disputa ao Conselho Federal, a considerar-se os números da pesquisa, Ernestina Rocha será eleita com 75,4% dos votos válidos, contra 24,6% de Sueza Oliveira.

A eleição para o CRF-GO acontece exclusivamente pela internet nos dias 8, 9 e 10 de novembro. Embora o voto seja obrigatório, a taxa de abstenção é bastante elevada, situação que explica ao alto percentual de indecisos apurado na pesquisa Directa. Para a Presidência, ela chega a 31,4%. O farmacêuticos que declararam voto nulo somam 2,7%. Na disputa para o Conselho Federal, o índice de indecisos cai para 27,2%, mas os nulos sobem para 4,9%.

Os farmacêuticos vão eleger, além de presidente do CRF-GO e conselheiro federal, um suplente ao CFF; vice-presidente, secretário-geral e tesoureiro do CRF-GO; quatro conselheiros com mandatos que vão de 2018 a 2021; mais quatro conselheiros com mandatos entre 2019 e 2022.

ESPONTÂNEO
No levantamento espontâneo, quando não são apresentados os nomes dos concorrentes, Lorena Baia mantém a mesma vantagem média do dobro de intenções de voto sobre Nara Luíza, aponta o Directa. A atual vice-presidente tem 24,5%, contra 11,2% da ex-presidente. O voto nulo alcança 2,2% e 56,2% não souberam dizer.

Para o CFF, o levantamento espontâneo também reforçou a grande vantagem de Ernestina Rocha sobre Sueza Oliveira. A atual presidente do CRF ostenta 29,5% das intenções de voto contra 7,8% da hoje conselheira federal. Os votos nulos alcançam 3,6% e 59,1% não sabem dizer em quem votariam.

REJEIÇÃO
No quesito rejeição, os números se invertem. Nara Luíza obteve o índice de 9,6%, quando o Directa perguntou ao farmacêutico em quem ele não votaria de jeito nenhum. Lorena Baia tem 3,8% de rejeição.

ESTRATIFICAÇÃO
Para chegar aos números, o Instituto Directa ouviu 402 farmacêuticos (de um universo de aproximadamente 7,6 mil aptos a votar), entre os dias 28 de Outubro e 1º de Novembro.

A metodologia, do tipo quantitativa “survey”, consiste na realização de entrevistas endereçadas a setores censitários em 70 cidades de Goiás, executadas através de questionário estruturado e questões para respostas espontâneas e estimuladas.

A amostra foi estratificada por sexo, faixa etária e tempo de exercício profissional. A margem máxima de erro é de 3,9% pontos para mais ou para menos, com nível de confiança em 95%.

Artigos relacionados

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....