terça-feira , 28 abril 2026
Goiás

Num misto de ganância e covardia, empresários ameaçam subir preços e mentir que culpa é da mudança nos benefícios fiscais

Por conta da decisão do governo de alterar os benefícios fiscais em Goiás, empresários reuniram-se na Acieg na última terça-feira e definiram uma estratégia dá exata dimensão da sua ganância e covardia: decidiram aumentar o preço dos produtos e dizer que a culpa é do Estado.

É mentira. As alterações interferem apenas no benefício cumulativo. Ou seja: mexe nos benefícios que as indústrias acumulam e não utilizam. Só o setor sucroalcooleiro possui créditos acumulados de R$ 188 milhões, que poderão ser aproveitados sem a necessidade de elevação dos preços do etanol. O setor automotivo também tem cerca de R$ 112 milhões em créditos.

Só houve mudança onde há excesso de créditos a serem aproveitados, sem inviabilizar nenhuma cadeia produtiva. As medidas também foram estudadas de forma que também não haja necessidade de transferência de ônus para o cidadão, através do aumento no preço dos produtos.

Ou seja: não há necessidade alguma de aumentar preços. Se isso acontecer, será por ganância dos empresários, que querem viver às custas de uma política eterna de benefícios.

É preciso entender que incentivos fiscais são como programas de transferência de renda: têm de ser vistos como um auxílio momentâneo – ou um empurrão inicial. Ninguém pode viver para sempre às custas do Estado.

Artigos relacionados

Goiás

Mulher reage, bate em bandido e evita assalto em Novo Gama

Novo Gama Uma jovem reagiu a um assalto, deu uma surra em...

Goiás

Jovem morre após briga com cliente em Aparecida de Goiânia

Assassinato Uma jovem foi morta após uma briga com um cliente em...

Goiás

Caso da advogada de Cocalzinho: delegado é transferido para Águas Lindas de Goiás

Mudou O delegado Christian Zilmon deixou a unidade de Cocalzinho de Goiás...