sábado , 13 junho 2026
Notícias

Retrospectiva 2017: Vitti começa ano sem expectativa alguma e termina como grande revelação em Goiás

O presidente da Assembleia Legislativa, José Vitti (PSDB), iniciou 2017 com jeito de herdeiro de um transatlântico desgovernado. Em fevereiro, assumiu o comando da Casa num momento de baixíssima credibilidade em função de uma rotina tremenda de denúncias cabeludas, especialmente na gestão de Helio Sousa, deslustrada pelos escândalos de servidores fantasmas e pala falta de quórum nas sessões.

Não havia expectativa alguma para Vitti, mas ele surpreendeu: em poucos meses no cargo de presidente, firmou-se com gestor ao cortar gastos desnecessários e empreender mudanças que mudaram a feição do Parlamento goiano. Jovem e empresário bem sucedido no ramo da mineração, ele imprimiu um estilo moderno de gestão e fechou o ano festejado tanto pela bancada da situação como da oposição.

Vitti não tem nada de bobo: aproveitou a interinidade como governador, em setembro, para demonstrar preparo e jogo cintura. A agenda positiva que cumpriu sugeriu o perfil de executivo antenado e moderno – de resto, pronto para voos maiores. A coroação do desempenho como gestor veio em novembro: pesquisa publicada pela Folha de S. Paulo destacou a Assembleia Legislativa goiana como a mais eficiente e de menor custo no ranking nacional dos legislativos estaduais.

O ano na Assembleia foi concluído por Vitti com a pauta esgotada e medidas que nenhum outro presidente teve coragem de tomar: a implantação do ponto biométrico e o corte dos salários dos deputados gazeteiros.

O resultado de tudo isso não poderia ser outro: Vitti tornou-se pule de dez e virou o ano consolidado como a maior revelação da política de Goiás. O governador Marconi Perillo não se cansa de elogiá-lo e a base aliada, após seguidos anos de jejum de vitórias em Goiânia, sonha em lançá-lo na sucessão do prefeito Iris Rezende. Em resumo: um fenômeno político raro, como há muito não se via no Estado.

Artigos relacionados

Notícias

Sucesso na internet, vovô Anésio morre aos 88 anos no interior de São Paulo

• Comunicado da família A família de Anésio Fiori, conhecido nacionalmente como...

Notícias

Justiça condena ex-presidente do AparecidaPrev após denúncias de assédio contra estagiárias

• O caso O Tribunal de Justiça de Goiás julgou procedente ação...

Notícias

Rumo ao Hexa! Seleção Brasileira enfrenta Marrocos neste sábado em Nova Jersey pela primeira rodada do Grupo C

• Brasil inicia caminhada pelo hexa A Seleção Brasileira estreia na Copa...

Notícias

Dragão reage no segundo tempo, arranca 3 a 3 com o CRB e evita derrota em casa

• CRB atropela no primeiro tempo O Atlético-GO viveu um primeiro tempo...