Há anos o governador Marconi vem defendendo a criação do Ministério da Segurança Pública, como também maior ajuda do governo federal aos estados. Esse realmente é o maior problema da área. A União poderia repassar muito mais recursos aos governos estaduais. Outro erro é que nas décadas passadas o Brasil nunca teve, de verdade, uma política nacional de segurança pública. Cada estado que se vire e dê um jeito na violência, que só cresceu.
A Folha de S.Paulo traz matéria nesta segunda dizendo que o presidente Michel Temer pretende criar o Ministério da Segurança Pública, desmembrando assim a estrutura do Ministério da Justiça. “A ideia é anunciar a pasta em abril, quando será feita uma reforma ministerial com a saída dos auxiliares que serão candidatos”, informa o texto.
“Em entrevista à Folha, concedida na quinta (18), o presidente confirmou que avalia montar a nova estrutura e defendeu a necessidade de uma presença mais forte do governo federal na coordenação da segurança no país”, complemente a matéria.