A nova TV Brasil Central (TBC) transmite nesta sexta-feira, a partir das 8h30, o tão aguardado depoimento do prefeito Iris Rezende (MDB) à Comissão de Inquérito (CEI) da Câmara de Vereadores que investiga suspeitas de irregularidades na Saúde pública de Goiânia. A audiência começa às 8h30.
No decorrer da semana, Iris foi cobrado porque na sexta anterior, o ex-governador Marconi Perillo (PSDB) compareceu à comissão para conversar com vereadores e enfrentou o risco de desgaste com Jorge Kajuru (PRP), Elias Vaz (PSB) e Paulo Daher (DEM). A Câmara cobrava do prefeito o mesmo ato de coragem e de desprendimento.
Contra a gestão de Iris – e de sua secretária, Fátima Mrué – na Saúde pesam acusações graves, que vão além da inabilidade administrativa. Há suspeita de que houve superfaturamento em serviços de reparo mecânico de ambulâncias e na aquisição de um software de R$ 4 milhões para regulação, por exemplo.
Existe também indícios de existência de um esquema de seleção de pacientes “mais lucrativos” dentro da prefeitura para leitos de UTI cadastrados na rede SUS, o que explicaria o fato de haver todo dia cerca de 30% ou 40% de leitos ociosos enquanto pacientes morrem nos Cais da Capital.