sexta-feira , 20 setembro 2024
Goiás

TBC e RBC recebem intelectuais e discutem valorização da cultura goiana

Intelectuais goianos visitaram nesta terça-feira (22/5) a nova Agência Brasil Central (ABC). O grupo foi recebido pelo presidente da ABC, o jornalista João Bosco Bittencourt, e discutiu a possibilidade de se criar de novos programas e prêmios que valorizem a cultura regional.

Entre os intelectuais presentes no encontro estavam o presidente do Instituto Histórico Geográfico do Estado de Goiás, Geraldo Coelho Vaz, a presidente do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental de Goiânia, Elizabeth Caldeira Brito e os escritores Bariani Ortêncio, Brasigóis Felício e Edival Lourenço.

Uma das propostas é a de abrir espaço para escritores, cantores, escultores, pintores e dançarinos nas emissoras estatais. “Esse projeto é de extrema importância para novos escritores e para aqueles que já estão nesse árduo trabalho da literatura”, disse o presidente do Instituto Histórico Geográfico, Geraldo Coelho Vaz.

Geraldo Coelho Vaz também reconheceu o trabalho encabeçado pelo jornalista João Bosco Bittencourt na gestão da ABC. “Pela primeira vez a gente percebe que a cultura também tem sua vez. Estou muito emocionado em saber que o pequeno Cerne se transformou em uma instituição muito grande. O Estado de Goiás ganha muito com essas instalações e com o formato da nova TBC”, declarou.

O escritor Bariani Ortêncio relembrou os tempos em que contribuiu com os programas da emissora e parabenizou as mudanças feitas recentemente. “Já gravei vários programas aqui e hoje estou matando a saudade de casa. Estamos com um presidente moderno que trouxe evolução para a TBC”, afirmou. “A Televisão Brasil Central (TBC) tem uma tradição de apoiar e estimular a cultura. Isso é uma conquista grandiosa para todos os goianos, Goiás é um Estado que investe na cultura”, acrescentou o escritor Brasigóis Felício.

Segundo a comitiva, as novas TBC e RBC são a esperança de que a cultura continue sendo valorizada em Goiás. “Vejo com muita alegria, otimismo e esperança que essa tecnologia possa continuar levando aos lares um trabalho de qualidade. É com muita alegria que a gente conhece os avanços e o complexo tecnológico da TBC”, disse a presidente do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental de Goiânia, Elizabeth Caldeira Brito.

“É necessário uma força grande para projetar a cultura no nosso meio. E eu fico muito otimista quando vejo uma televisão estatal com tecnologia de ponta propondo defender a cultura local”, afirmou o escritor Edival Lourenço.

Artigos relacionados

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....

Goiás

Goiás violento: PM à paisana é morto a tiros em Novo Gama

Fato Um policial militar (PM) à paisana foi morto a tiros, na...

Goiás

Carreta bitrem perde compartimento de carga em Goiás; motorista trapalhão não percebeu

Fato Uma carreta bitrem, carregada com sal, perdeu um dos compartimentos de...