O blog Goiás24horas submeteu o jingle lançado na pré-campanha para governador de Ronaldo Caiado (DEM) a três publicitários especializados na área do marketing político em Goiás.
Todos os três opinaram na mesma direção: a música é muito longa, as rimas são pobres, a melodia é arrastada e termina sem que ninguém se lembrar de um único verso.
Um publicitário disse que chamou atenção o paroxismo de “super homem”, “salvador da pátria”e “alguém com coragem para punir a corrupção”, como se Caiado fosse capaz de resolver tudo num momento de grande descrédito dos políticos e das instituições. “Já tivemos um caçador de marajás e deu no deu”, lembra.
O trecho “seja no campo ou na cidade/ mais saúde, educação e segurança .,,/”, na visão dos publicitários, é vazio e não diz nada com a pretensão de estar dizendo.
“Jingle não é um veículo para se fazer propostas, apresentar plano de governo”, sublinha um dos publicitários, completando que a peça tem de ser alegre, curta e forte para mostrar a personalidade do candidato e fortalecer sua relação com o povo.
“É bola fora colocar plataforma genérica no jingle, do tipo vai resolver saúde, educação e segurança. Vai resolver como? É isso que as pessoas querem saber e um jingle jamais vai responder”, critica.
Frases sem sentido estão sobrepostas e mal encaixadas, como “o sorriso do homem do campo” e “o brilho do olhar de uma criança num futuro de felicidade”.
Conclusão dos publicitários: o jingle de Caiado é coisa de amador e, portanto, não tem eficiência sob o ponto de vista do marketing político.