quarta-feira , 27 novembro 2024
Goiás

Já é lei: pena mais dura para sócios de postos que fraudam bomba de combustível

Nova lei de autoria do deputado estadual Francisco Jr (PSD) foi publicada nesta terça-feira, 31, no Diário Oficial do Estado. A lei aprovada traz modificações para a redação da Lei nº 19.749 de julho de 2017, que trata das penalidades a serem impostas aos postos de combustíveis que forem flagrados fazendo o uso de bombas de abastecimento adulteradas.

Casos de adulteração de bombas de combustível se tornaram comuns e são definidos como crimes contra a relação de consumo. Nessas ocorrências, os postos fraudulentos instalam em bombas de combustível chips que são capazes de modificar os números que devem ser mostrados pelas bombas de combustível. Com o uso de um controle remoto o frentista pode fazer o cliente acreditar que abasteceu mais combustível do que o fornecido pela bomba.

Em seu texto antigo a lei já garantia como penalidades a aplicação de multa, a interdição do estabelecimento penalizado e, em caso de reincidência, a cassação da inscrição no Cadastro de Contribuintes do Estado (CCE) e das licenças de funcionamento concedidas pelo estado. Contudo, na tentativa de garantir que estabelecimentos penalizados não voltem a cometer infrações, o deputado Francisco Jr apresentou projeto que defendia a inclusão de um novo parágrafo na redação da lei de 2017.

O projeto de lei foi aprovado em duas votações na Assembleia Legislativa de Goiás e com a sanção do governador José Eliton foi publicado como lei no Diário Oficial dessa terça-feira, 31. Com a nova redação, sócios de estabelecimentos penalizados, em caso de reincidência, serão impedidos durante cinco anos de exercerem atividades no ramo de fornecimento e venda de combustíveis, mesmo que em um estabelecimento diferente.

Artigos relacionados

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....