O candidato Ronaldo Caiado (DEM) sofreu, nesta segunda-feira, no Debate da OAB, mais uma derrota para o governador Zé Eliton (PSDB). Esse foi o quarto revés de Caiado para Eliton e outra vez o candidato do DEM perdeu no confronto direto para o governador. Nos outros três debates (Rádio Interativa, TBC e Debate Digital), Caiado teve desempenho semelhante ao de hoje, ficando bem abaixo nas expectativas.
No debate desta segunda-feira, o momento de maior atenção e tensão envolveu justamente Eliton e Caiado. O governador se disse cansado do discurso hipócrita de Caiado e afirmou que o candidato rival não tem “autoridade moral” para falar de combate à corrupção. Eliton justificou sua crítica citando o episódio envolvendo Agripino Maia, que foi figura poderosa do partido de Caiado e indiciado por corrupção. “O senhor nunca falou nada sobre isso”, lembrou Zé Eliton.
Caiado sentiu o golpe e não encarou Zé Eliton na réplica. Desviou do assunto totalmente e disse que só respondia pelos próprios atos. Nas entrevistas após o debate, Eliton ainda lembrou outras contradições de Caiado, como o fato de o senado ter recebido dinheiro de empreiteiras na campanha de 2014. Nos debates anteriores, o governador já havia exposto a fragilidade do discurso caiadista.
Nos debates da Interativa e da TBC, Zé Eliton afirmou que Caiado está há quase 30 anos no Congresso Nacional, seja como deputado federal ou Senador, e nunca trabalhou diretamente para resolver os problemas de Goiás. No debate de hoje, Eliton estendeu a crítica ao candidato Daniel Vilela (MDB), que tem mandato de deputado federal. “Os dois estão há anos no Congresso e não ajudaram Goiás na questão da segurança pública”, disse o governador.