terça-feira , 26 novembro 2024
Goiás

Nem O Popular acredita no Ibope: jornal esconde pesquisa na capa

A nova rodada da pesquisa Ibope para o governo de Goiás, divulgada na última sexta-feira pela TV Anhanguera, virou nota de canto na capa do jornal O Popular deste sábado. 

O tratamento dispensado pelo Pop ao Ibope é totalmente diferente do que o jornal dá aos levantamentos produzidos pelo instituto Serpes, que de modo geral viram manchete e ganham gráficos na capa. 

A discrição do Popular escancara a falta de credibilidade do Ibope, que cometeu muitos erros nos últimos anos. A ponto de ser investigada por uma CPI no Congresso Nacional, que no parecer conclusivo apontou fraudes suspeitíssimas. 

O Ibope tem histórico de erros em Goiás. O mais gritante aconteceu em 1998. Na véspera da eleição para governador, projetou vitória de Iris Rezende (MDB) por 53% a 27%, ou seja: vantagem de 500 mil votos. Marconi Perillo (PSDB) venceu.

Em 2010, o Ibope anunciou queda de Marconi em nova disputa contra Iris pelo governo. Esta queda no índice de intenção de voto não se confirmou nas urnas. 

Em 2014 o mesmo Ibope, no início de outubro, dava 17% para Vilmar Rocha contra Ronaldo Caiado. Três dias depois abertas às urnas ele teve 37% dos votos. Mais que o dobro do que o Ibope apontava três dias antes.

Note que agora não seria a primeira vez que o Ibope ajuda Caiado.

Artigos relacionados

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....