Exclusivo: o governador Ronaldo Caiado (DEM) pode ter caído em um baita conto do vigário com a assinatura do protocolo de intenções com a tal companhia coreana KSB, que prometeu investir R$ 6 bilhões na construção de uma planta de energia fotovoltaica em São João D’Aliança.
O G24Horas teve acesso a informações sobre o capital social e o faturamento da empresa que apontam que ela faturou US$ 6 milhões no ano passado e tem apenas 10 funcionários registrados. A companhia, que informa atuar “na fabricação de equipamentos de iluminação elétrica para uso geral”, é, portanto, considerada uma pequena empresa.
O blog já havia chamado a atenção, em 28 de janeiro, para o fato de que os mesmos executivos que se reuniram com Caiado estiveram antes em pelo menos três prefeituras assinando protocolos de intenção de investimentos muito semelhantes, apesar de os valores acordados serem diferentes. O faturamento da empresa em 2018 equivale a 0,0003% do valor do investimento anunciado para Goiás.
Fica evidente que a KSB não tem capital financeiro necessário, nem de longe, para apresentar proposta de tamanha envergadura, a menos que haja um fundo investidor ou outro parceiro associado ao negócio. Se houver, a KSB tem de apresentá-lo. A dúvida que fica é se a equipe de Caiado se atentou para esses detalhes ou apenas correu com os trâmites para fabricar uma agenda positiva para o governador.