terça-feira , 26 novembro 2024
Goiás

Mabel: Quebra de contrato com Enel é “medida errada” do governo Caiado, “que prejudica investimentos”

O presidente da Fieg (Federação das Indústrias de Goiás), Sandro Mabel, condenou nesta quarta-feira (6/2) a decisão do governador Ronaldo Caiado (DEM) de suspender o ressarcimento da distribuidora de energia Enel pelas dívidas contraídas pela antiga Celg D antes de 2015. “É uma medida errada que vai prejudicar os investimentos no Estado”, disse.

A Enel adquiriu o controle acionário quase completo da Celg D no leilão de privatização realizado pelo Governo de Goiás em novembro de 2016. A gigante italiana pagou R$ 2,186 bilhão pela companhia goiana, divididos em partes iguais entre a administração estadual e a Eletrobrás. A distribuidora foi privatizada como parte das medidas urgentes para aumentar a oferta de energia, especialmente em função da grande demanda represada da indústria.

“Caiado mandou pra Assembleia uma lei suspendendo um acordo com a Enel. Quando a empresa assumiu, disse: o passado é da Celg, ações trabalhistas e outras ações também. Aí foi criado um fundo e a Enel paga essas ações e desconta do que ela tem para pagar de ICMS”, disse Mabel ao portal de notícias A Redação.

“A Enel vai suspender grande parte desses investimentos, o que vai atrasar a estabilidade do sistema e vai atrasar a instalação de novas indústrias. Isso pode piorar tudo. O governador suspendeu isso, deu um tumulto enorme, inclusive para os acionistas italianos da Enel, que já colocaram o ‘pé no freio'”, afirmou ainda o presidente da Fieg.

A quebra de contrato é realmente grave e pode prejudicar os planos de expansão de empresas. Mas o fato é que os industriais goianos são só mais um segmento da sociedade goiana horrorizados com a habilidade de Caiado em fustigar o Estado.

Artigos relacionados

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....