sexta-feira , 26 abril 2024
GoiásNacional

Carta a Michel Temer: IDEC, principal instituto de defesa do consumidor do país, diz que Lei de Telecomunicações, de Daniel Vilela, prejudicará milhões de clientes das telefônicas

O IDEC – Instituto de Defesa do Consumidor, principal órgão da área no país – afirmou em estudo publicado neste fim de semana que a nova Lei Geral de Telecomunicações, projeto do deputado federal por Goiás Daniel Vilela, do PMDB, irá “prejudicar milhões de clientes das teles, porque eliminaria metas de universalização dos serviços — favorecendo investimento somente em áreas com maior desenvolvimento — e instrumentos de garantia da continuidade de serviços de interesse coletivo”.

Para o instituto, “a nova lei também fragilizará a capacidade regulatória do Estado em caso de falência de prestadora de serviço considerado socialmente relevante”, caso da Oi, que se encontra em recuperação judicial.

O IDEC enviou uma carta à Presidência da República solicitando veto ao projeto reforma a Lei Geral de Telecomunicações. Aprovado a toque de caixa pelo Senado, em apenas 7 dias, sem votação pelo plenário, o PLC atende aos interesses das empresas do setor e afeta o direito de milhões de consumidores brasileiros, que podem ficar sem acesso adequado aos serviços de telecomunicações.

Na avaliação do IDEC, a nova lei viola o interesse público ao permitir a transferência de patrimônio público da União avaliado em quase R$ 100 bilhões para as operadoras. “Como é possível falar em interesse público com esse tipo de mudança jurídica, que só atende aos interesses de empresas que buscam se apropriar desses bens para, então, aliená-los e obter novas receitas?”, questiona o Idec na carta a Michel Temer.

Artigos relacionados

Goiás

PSDB Goiás se solidariza com Bruno Peixoto após traição de Caiado: “eleitor é quem define”

O PSDB Goiás emitiu nota em solidariedade ao presidente da Assembleia Legislativa,...

Nacional

Novo Farmácia Popular disponibiliza 40 medicamentos de graça para beneficiários do Bolsa Família

Os beneficiários do bolsa família receberam uma verdadeira dose de alívio; o...

Nacional

Sem vacinação, deputada Carla Zambelli contrai Covi-19 e é internada em UTI em Brasília

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) recebeu o diagnóstico de Covid-19 na...