terça-feira , 16 abril 2024
GoiásNacional

Eleição CFM: médicos Robson Azevedo e Marcelo Prado defendem transparência no conselho e mais apoio para a categoria

Com objetivo de colaborar com uma gestão transparente e inovadora, os médicos goianos Robson Azevedo (conselheiro titular) e Marcelo Prado (conselheiro suplente) se lançam na disputa por vaga no Conselho Federal de Medicina. A eleição ocorre neste mês e os médicos podem votar até 28 de agosto. Adeptos de uma verdadeira “sacudida” na gestão do CFM, Robson e Marcelo apresentam a “Chapa 3 – Renovação + Transparência” para estreitar a relação dos Conselhos Federal e Regional com os médicos e atender, de verdade, às demandas da categoria.

Entre as principais propostas da Chapa 3 estão a luta contra abertura indiscriminada de novas faculdades de medicina, fiscalização rígida nas atuais escolas, mais segurança no trabalho (principalmente para as mulheres), mais atenção ao jovem médico e também mais suporte à residência médica. “Nossa candidatura nasce do sentimento de insatisfação de grande parte da categoria com o CFM. Hoje, o médico não se sente representado pelo conselho. Queremos mudar esse cenário e iniciar nova fase; de mais transparência e inovação no CFM”, afirma Marcelo Prado, que é cirurgião plástico e professor na UFG.

Marcelo Prado e Robson lutam por “transparência total” no CFM. Nos últimos anos, o Conselho Federal se viu metido na polêmica das diárias, onde o presidente e o vice receberam altos valores em diárias. A Chapa 3 também destaca a importância do envolvimento da classe médica na eleição. “Percebe-se até certo movimento para que a eleição não seja divulgada. Tudo isso para que os mesmos continuem no comando”, protesta Marcelo.

Discussão

“Objetivo da Chapa 3 é mostrar que o médico, seja jovem ou já consolidado, pode e deve participar de todas as discussões e debates envolvendo o futuro da nossa profissão”, afirma Marcelo. O cirurgião ainda critica a cobrança duplicada de anuidades do CRM para quem atua em dois estados. “Vamos rever o orçamento do CFM para reduzir as anuidades. Propor que o recursos do CFM sejam aplicados em defesa do médico e no crescimento da profissão”.

Currículo

Formado em 1985, o conselheiro titular Robson Azevedo (CRM-4781) já foi conselheiro do CRM-GO, diretor do HGG e direto da Unimed. Também foi presidente da Associação dos Hospitais de Goiás e participou da Missão SOS Haiti. O conselheiro suplente Marcelo Prado (CRM-10212) se formou em 1997 e é especialista em cirurgia plástica. É professor da Faculdade de Medicina da UFG e membro da American Society of Plastic Surgeons.

Votação

A eleição nas em Goiânia, Rio Verde, Anápolis, Itumbiara, Luziânia e Formosa ocorre de forma presencial no CRM do município. Nas demais cidades do Estado, os médicos já estão recebendo as cédulas por correspondência.

Artigos relacionados

Goiás

PSDB Goiás se solidariza com Bruno Peixoto após traição de Caiado: “eleitor é quem define”

O PSDB Goiás emitiu nota em solidariedade ao presidente da Assembleia Legislativa,...

Nacional

Novo Farmácia Popular disponibiliza 40 medicamentos de graça para beneficiários do Bolsa Família

Os beneficiários do bolsa família receberam uma verdadeira dose de alívio; o...

Nacional

Sem vacinação, deputada Carla Zambelli contrai Covi-19 e é internada em UTI em Brasília

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) recebeu o diagnóstico de Covid-19 na...