sexta-feira , 26 abril 2024
Sem categoria

Talles Barreto propõe campanha de combate ao uso do narguilé

O deputado Talles Barreto (PSDB) apresentou o projeto com vistas a promover campanha  de conscientização contra o HPV, associada ao combate do uso de narguilé (espécie de cachimbo de água de origem oriental, utilizado para fumar tabaco aromatizado e, ocasionalmente, maconha ou ópio), no âmbito do Estado de Goiás.

A campanha terá o objetivo de informar e orientar a população, especialmente os jovens, sobre os perigos do uso do narguilé, dentre eles, o HPV e o câncer de boca e garganta, além de esclarecer as diversas contraindicações e riscos oferecidos. A divulgação da campanha deverá ser feita através das emissoras de rádio e televisão e com folhetos e cartazes educativos em hospitais públicos e particulares, postos de saúde e estabelecimentos de ensino.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que em razão do agradável aroma que o narguilé expele, ele consegue disfarçar os malefícios que ocasiona. “Uma sessão média do produto equivale ao consumo de 100 cigarros, por exemplo. Outro ponto que merece destaque é que, normalmente, a piteira do narguilé é compartilhada em confraternizações e bares, o que aumenta as chances de transmissão de doenças graves, como o HPV, a hepatite C. Desse modo, é urgente e necessário promover campanhas, e dar publicidade aos riscos oferecidos pelo uso do narguilé, dentre eles a transmissão do vírus do HPV,” justificou o deputado.