sábado , 20 abril 2024
Nacional

Folha de S. Paulo: Brasil registra 1 caso de agressão a mulher a cada 4 minutos

Levantamento produzido pelo jornal Folha de S. Paulo com base em dados inéditos do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) confirma que, a cada quatro minutos, uma mulher é agredida por ao menos um homem e sobrevive. No ano passado, foram registrados mais de 145 mil casos de violência – física, sexual, psicológica e de outros tipos – em que as vítimas sobreviveram. 

Há também alto índice de subnotificação, mesmo com a obrigação legal do registro – o que significa que o número de agressões pode ser ainda mais alto. 

Nos últimos anos, houve aumento expressivo nos registros de violência física, psicológica e sexual, de acordo com a base de dados. A tendência de crescimento se manteve ano após ano.

Os registros de violência sexual, por exemplo, tiveram aumento de 53% no período. Nesse tipo de agressão, 7 em cada 10 vítimas são crianças e adolescentes (têm até 19 anos). 

Estupros coletivos (cometidos por mais de um homem) contra mulheres foram 3.837 no ano passado. Quando se considera também os registros de outros perfis de vítimas, incluindo as do sexo masculino, o total chega a 4.716, uma média de 13 casos por dia. 

Artigos relacionados