quinta-feira , 23 janeiro 2025
Goiás

EXCLUSIVO: técnico da Saneago diz ao GO24H que falta d’água na Grande Goiânia é culpa da omissão de Caiado com agricultores

Em áudio encaminhado ao Goiás 24 Horas, um técnico da Saneago explica que a culpa pela falta d’água na Grande Goiânia é da fiscalização omissa do governo em cima dos agricultores, que captam água ilegalmente do Meia Ponte para abastecer os seus pivôs de irrigação. “Os agricultores sequer instalaram medidores de captação em suas propriedades. Só a Saneago mede a sua própria captação. Confira o que ele diz.

“A vazão outorgada da Saneago é de 2300 litros por segundo. No plano de racionamento, a vazão é de 1500 litros no Meia Ponte e 800 do ribeirão João Leite. Não poderia ser abaixo disso, mas o que se vê na sala de situação é que isso está caindo todos os dias. Cai porque não há controle efetivo da água que os agricultores tiram para irrigação. Era para os produtores rurais terem instalado os medidores. Isso não foi feito. Só a Saneago é monitorada para saber o quanto está tirando. O Estado, por falta de controle, não consegue manter o mínimo necessário”, diz o técnico.

Artigos relacionados

Goiás

Policial militar acusado de tentar matar jovem durante show sertanejo em Goiânia enfrenta julgamento

Júri popular O policial militar Henrique Cândido Negreiro, que é acusado de...

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...