segunda-feira , 23 dezembro 2024
Goiânia

“Eleitor quer substituir Iris, mas não definiu”, diz Talles ao Jornal Opção

Em longa entrevista ao Jornal Opção, o pré-candidato a prefeito de Goiânia pelo PSDB, deputado Talles Barreto afirma que os eleitores goianienses querem uma cidade mais moderna e que o prefeito se interesse pelo social. Talles fala ainda de seus projetos para a Capital.

Veja a íntegra da matéria publicada pelo Jornal Opção:

“O PSDB já se definiu: o deputado estadual Talles Barreto será candidato a prefeito de Goiânia na eleição de outubro deste ano. Ele disse ao Jornal Opção que já está em busca de uma vice — evangélica, de preferência. Três mulheres estão sendo consultadas.

Sobre alianças, Talles Barreto frisa que está conversando com líderes de alguns partidos. “No momento, os líderes partidários estão definindo suas chapas de candidatos a vereador. No momento oportuno, vamos abrir conversações mais amplas.”

Sobre a chapa de candidatos a vereador do PSDB, Talles Barreto assinala: “Com a saída do vereador Anselmo Pessoa ficou mais fácil montar uma chapa consistente e renovada. Nós temos homens e mulheres de relevo na sociedade — o que não significa, necessariamente, experiência política. O que nós vamos apresentar ao eleitor goianiense é um PSDB renovado.”

Talles Barreto afirma que “o goianiense necessita voltar a ter orgulho de sua cidade. Precisa ter identidade com o lugar onde mora, trabalha e se diverte. Na época de Nion Albernaz como prefeito havia uma profunda sintonia entre a cidade e as pessoas”.

Perguntado se está elaborando um programa de governo, Talles Barreto assinala que está fazendo mais do que isto. “Nossa equipe está elaborando, mais do que um programa de governo, um programa de Estado. É preciso pensar Goiânia não apenas para os próximos quatro anos, e sim, fundamentalmente, para os os próximos 10, 20, 30, 40, 50 anos. Em 2033, daqui a 13 anos, a cidade completará 100 anos. Criar uma cidade moderna, conectada, é crucial para os goianienses. Começando agora. Estive no Crea e discuti a questão com o seu presidente.”

Para elaborar o programa de governo e de Estado, Talles Barreto afirma que está ouvindo as pessoas. “Estou visitando os bairros de Goiânia, conversando com as pessoas, ouvindo-as atentamente. Isto tem me deixando feliz. O povo quer atenção, quer palpitar na escolha de seus destinos. As pessoas, mesmo as mais simples, têm ideias claras do que é preciso fazer para melhorar Goiânia, para torná-la mais humana, inclusiva, participativa. Noto que há preocupação com segurança pública, saúde, educação e transporte coletivo. Mas fala-se também na casa própria. O povo me diz: ‘Seu Talles, o prefeito da capital precisa construir casas para a população pobre. Precisa melhorar a saúde para o pobre no posto de saúde’.”

Ao conversar com moradores do Centro de Goiânia, Talles Barreto diz que ouviu que a maioria tem medo, sobretudo à noite. “Porque o Centro se tornou, à noite, uma cracolândia. Os moradores temem violência e não deixam suas crianças e adolescentes saíram às ruas no período noturno. Fala-se, até, que o Comando Vermelho, facção do crime organizado do Rio de Janeiro, está atuando no Centro. Claro que sei que o problema da droga não deve ser tratado tão-somente como um caso de polícia, porque, além de um problema geracional, é também um problema social. O governo tucano, percebendo a gravidade do problema, criou o Credeq. A prefeitura tem de criar alternativas para os jovens, atraindo-os para os estudos, para as artes e, também, deve oferecer qualificação profissional.”

Para o tucano, um prefeito deve trabalhar de maneira intensa durante os quatro anos, não apenas no último ano.

Há prefeitos, frisa Talles Barreto, que cuidam mais da infraestrutura, mas descuidam do homem. “É preciso ter um olhar mais amplo para o idoso, para o adolescente. Os pobres não podem ser abandonados. O Cidadão 2000 era uma boa ideia, mas foi deixado de lado.”

“Conversando com eleitores, nas ruas, nos bairros, noto que há um vazio político imenso em Goiânia. O povo quer substituir Iris Rezende, mas ainda não percebeu qual é o nome adequado para fazê-lo. O candidato que apresentar um projeto moderno, e de fácil assimilação pela sociedade, pode ser eleito o próximo prefeito de Goiânia”, anota Talles Barreto.

A economia de Goiânia, na opinião de Talles Barreto, precisa obter mais apoio do poder público. “Deve-se incentivar os serviços, porque, além de gerar renda, também gera empregos — tanto diretos quanto indiretos. E um centro tecnológico não polui e atrai desenvolvimento.”

Legado tucano em Goiânia

Na campanha, Talles Barreto não pretende esquecer do que chama de “o grande legado tucano em Goiânia”. Os governos de Marconi Perillo fizeram muito em Goiânia. Basta citar o Crer, o Hugol e o Centro Cultural Oscar Niemeyer. O transporte subsidiado, na Metrobus, favoreceu, durante anos, milhares de goianienses. A Bolsa Universitária permitiu que milhares de estudantes pobres concluíssem um curso superior. O Restaurante Cidadão permitiu que pessoas sem recursos se alimentassem pagando um valor simbólico. Mas há muito mais. Pode-se dizer que a saúde na capital é melhor graças aos governos do PSDB. Não se pode esquecer que isto foi feito por um governo social-democrata no Estado”.

Talles Barreto diz que “o PSDB tem fundo eleitoral, tempo de televisão e candidato próprio e uma história positiva em Goiânia. Nion Albernaz e Marconi Perillo fizeram, insisto, muito por Goiânia. Nós vamos mostrar o legado. Mas não só. Nós também vamos mostrar o que pretendemos fazer para modernizar a capital goiana”.

“Tenho o apoio do presidente do PSDB estadual, Jânio Darrot, e do presidente do PSDB metropolitano, Eurípedes Jerônimo. O partido está unido em torno de meu nome”, afirma o deputado, líder da oposição no Legislativo.

Quem é Talles Barreto

O advogado e deputado estadual Talles Barreto nasceu em Itapuranga (mora em Goiânia desde 1975), tem 48 anos, é casado com a desembargadora Iara Teixeira Rios — do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) —, tem três filhos e seu pai, Antônio Barreto de Araújo, foi presidente da Câmara Municipal de Goiânia e juiz de Direito.”

Artigos relacionados

Goiânia

Justiça suspende greve dos médicos que aconteceria em Goiânia nesta segunda-feira

Suspensão O Tribunal de Justiça de Goiás determinou a suspensão da greve...

Goiânia

Família denuncia que vendedora morreu à espera de UTI em Goiânia

Rede pública A família de Katiane de Araújo Silva, de 36 anos,...

Goiânia

Racha no PP: Sob o comando de Alexandre do Baldy, membros da sigla gravam apoio a Mabel

Fato A briga interna sobre o apoio do PP em Goiânia parece...