sábado , 20 abril 2024
Sem categoria

Prefeitura de Aparecida inaugura Cmei e entrega reforma de Escola Municipal 

A Prefeitura de Aparecida, por meio de sua Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo, inaugurou nesta sexta-feira (14), por meio de videoconferência transmitida ao vivo pelo Facebook da Prefeitura, o Cmei Edith Pereira Soares no Setor Pontal Sul 2 e também as obras de manutenção e reparos da Escola Municipal Parque São Jorge, no Parque São Jorge. O evento virtual contou com as presenças do prefeito Gustavo Mendanha, do titular da pasta de Educação, professor Wanderlan Luiz Renovato e convidados.

A nova unidade educacional da Rede Municipal de Educação, que já conta com 31 Cmeis, está localizada no Setor Pontal Sul II e possui cerca 1,2 mil metros de área construída. A obra beneficiará cerca de 180 crianças, incluindo todas as etapas da Educação Infantil, ou seja, desde o berçário à pré-escola. A obra foi construída com recursos do Governo Federal em contrapartida com o Tesouro Municipal. Somados os recursos, União e Prefeitura gastaram juntas um pouco mais de R$ 928 mil reais. Do valor, perto de R$ 139 mil foram de recursos oriundos do próprio município.

O prédio possui oito salas de aula, cada uma delas contendo um solário de apêndice para o desenvolvimento de atividades pedagógicas externas, espaço de brinquedoteca, sala de biblioteca, cozinha com depósito, lavanderia, área de serviço e de lactário. As salas destinadas aos Agrupamentos I e II são constituídas de banheiros internos e duchas, tudo devidamente adaptado para as crianças e aliado aos propósitos pedagógicos da Educação Infantil.

A nova instituição educacional possui também banheiros coletivos instalados na parte externa, banheiro adaptado a crianças portadoras de necessidades especiais, espaços de repouso, recepção, salas de professores, coordenação, diretoria e área de convivência. “Queremos tranquilizar toda a comunidade em relação às 180 vagas. Todas serão distribuídas de acordo com o nosso cadastro de reserva para os moradores da região. Com muito satisfação eu cumprimento a Prefeitura de Aparecida, através do nosso prefeito Gustavo Mendanha, por mais esta obra que vai resgatar a cidadania da desta comunidade”, salientou o secretário de educação de Aparecida.

Reforma na Escola

A Prefeitura entregou também nesta sexta (14) os serviços de reforma de mais uma escola municipal, desta vez, localizada no Setor Parque São Jorge. A unidade educacional atende mais de 300 crianças da região matriculadas desde o Agrupamento IV ao 5° ano do Ensino Fundamental.

A Escola Municipal Parque São Jorge possui três pavilhões e teve seus trabalhos de restauração e adequação iniciados no final de fevereiro. Os trabalhos de manutenção contemplaram o reparo do telhado em dois pavilhões e a troca de telhas. Além de receber uma nova pintura nos padrões atuais da prefeitura, a unidade escolar teve suas instalações elétricas completamente revisadas. O seu sistema de drenagem e de captação de águas pluviais foram recuperados e ampliados para melhorar o escoamento em períodos de chuva.

Também foram reformados pisos internos e externos e houve a troca de forros danificados nas salas de aula, além de serviços de jardinagem. Outro serviço importante realizado na unidade escolar foi o de adequação para atender às exigências da Vigilância Sanitária e do Corpo de Bombeiros. A escola recebeu, por exemplo, serviços de reestruturação na parte da cozinha para se enquadrar às normas vigentes da Vigilância Sanitária.