“Com a instalação do Ceagre, Rio Verde vai se tornar referência em tecnologia agrícola no País”, diz Lissauer

Destacando a importância do fortalecimento do setor agropecuário para o desenvolvimento econômico do estado, especialmente diante dos reflexos provocados pela pandemia da Covid-19, o presidente da Assembleia Legislativa, Lissauer Vieira (PSB), comemorou a instalação do Centro de Excelência em Agricultura Exponencial (Ceagre) no Polo de Inovação do IF Goiano de Rio Verde. De iniciativa do governo estadual, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), o objetivo do programa é desenvolver projetos de pesquisa aplicada para levar tecnologias exponenciais ao campo.

Representante da região Sudoeste do estado e forte defensor do setor agro, o chefe do Poder Legislativo ressaltou que a implantação do Ceagre em Rio Verde contribuirá significativamente para o aprimoramento do empreendedorismo agropecuário, além de potencializar a produção agrícola de forma inteligente e sustentável. “Nós ficamos muito felizes e bastante otimistas com a chegada deste importante Centro de Excelência em nosso município. Vejo que esse projeto viabilizará de forma expressiva a aplicação de grandes tecnologias no campo, agregando, dessa forma, valor aos nossos produtos e apresentando soluções inovadoras para o desenvolvimento e competitividade do nosso agronegócio”, salientou Lissauer Vieira.

A instalação da unidade em Rio Verde foi anunciada no início deste mês pelo governador Ronaldo Caiado durante visita ao município. Na oportunidade, o chefe do Executivo também comunicou a chegada pioneira da rede 5G na cidade. Para o presidente da Alego, a implantação da quinta geração de internet móvel, juntamente com as ações desenvolvidas através do Ceagre, farão com que Rio Verde se torne, em curto prazo, referência para todo o País em tecnologia agrícola e em projetos de inovação voltados para o setor agropecuário.

“A implantação da internet 5G em nossa cidade é mais um marco histórico e, com certeza, contribuirá ainda mais para o fortalecimento da nossa produção agrícola, além de atrair novos investimentos. Sem dúvidas, essas conquistas farão com que Rio Verde ganhe cada vez mais destaque no cenário nacional e se torne, muito em breve, verdadeira referência na promoção de ações relacionadas ao desenvolvimento tecnológico no campo e em soluções inovadoras voltadas para o agronegócio”, ressaltou Lissauer.

Ceagre

Visando fortalecer a vocação agrícola do estado com projetos de pesquisa aplicada, o Centro de Excelência em Agricultura Exponencial (Ceagre) foi viabilizado pelo Governo de Goiás através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), e do Instituto Federal Goiano – Campus Rio Verde e conta com a parceria da prefeitura de Rio Verde, da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e do Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia).

O projeto terá a participação de pesquisadores especialistas em redes, sensores, automação durante os cinco anos de operação. Nesse contexto de Big Data, algoritmos, conectividade 4G/5G e LoRa para logística e rastreabilidade, drones, tratores e outros dispositivos autônomos, biotecnologia, Internet das Coisas e Inteligência Artificial, o Ceagre está preparado para fazer a transformação digital no campo. O Centro atuará para desenvolver soluções de baixo custo que possam ser incorporadas no dia a dia de pequenos e médios produtores rurais visando aumentar a competitividade, maximizar a produtividade, aumentar a qualidade, reduzir gastos e riscos.