domingo , 24 novembro 2024
Notícias

Projeto de Coronel Adailton prevê adaptação de terminais de autoatendimento para deficientes visuais e auditivos

O deputado estadual Coronel Adailton (Progressistas) apresentou na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) o projeto de lei nº 3871/20, que prevê que empresas façam a adaptação de terminais e equipamentos de autoatendimento com softwares inteligentes com sistema de voz e teclas em braile que atendam exigências da a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Segundo o parlamentar, o objetivo é garantir maior acesso à informação e compreensão para deficientes visuais e auditivos.

Segundo o projeto do deputado, consideram-se barreiras tecnológicas todos os obstáculos que dificultem ou impeçam o amplo e efetivo acesso da pessoa com deficiência aos sistemas e equipamentos. “Barreira tecnológica é qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que limite ou impeça o acesso, a fruição e o exercício dos direitos à acessibilidade comunicacional ou acesso à informação com garantia de compreensão e segurança”, justifica Coronel Adailton.

“A inclusão social vai além de pensar em rampas de acesso e vagas exclusivas em estacionamentos, por exemplo. É preciso pensar em soluções que vão além para garantir mais qualidade de vida para os deficientes visuais e auditivos em todas as situações cotidianas e a barreira tecnológica ainda é um grande obstáculo neste processo de inclusão social”, destacou o deputado.

O texto prevê que os novos terminais de autoatendimento deverão ser adaptados em no máximo 90 dias, depois da entrada em vigor da Lei. O descumprimento da determinação implicará em sanções previstas nos artigos 56 e 57, da Lei Federal nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, do Código de Defesa do Consumidor.

Artigos relacionados

Notícias

Suspeitos de furtarem eletrodomésticos são torturados por ciganos em Catalão

Violência Dois suspeitos de furtarem eletrodomésticos na cidade de Catalão foram torturados...

Notícias

Goiás inseguro: Armamento de guerra é apreendido pela PRF em Araguapaz

Alto poder de destruição Um armamento de guerra com alto poder de...

Notícias

Morre aos 64 anos o jornalista Afonso Lopes, ex-repórter do Opcão, Diário da Manhã e Goiânia Urgente

Luto • Afonso Lopes, jornalista, morreu no sábado, 23, aos 64 anos....

Notícias

Três pessoas ficam feridas após vazamento de amônia em frigorífico em Inhumas

Acidente Três pessoas ficaram feridas após um acidente envolvendo vazamento de amônia...