quinta-feira , 28 março 2024
Notícias

Eduardo Prado propõe projeto para benefício dos animais

Foi apresentado na Assembleia Legislativa de Goiás o projeto nº 4244/20, que propõe a atualização da Lei n° 17.767, de 10 de setembro de 2012 que controla a reprodução de cães e gatos com o intuito reconhecer os animais como seres sencientes, sujeitos de direito, que sentem dor e angústia. O projeto é de autoria do deputado Delegado Eduardo Prado (DC).

O texto destaca que a senciência é a capacidade de ser afetado positiva ou negativamente. ‘‘Não é a mera capacidade para perceber um estímulo ou reagir a uma dada ação, como no caso de uma máquina que desempenha certas funções quando pressionamos um botão. A senciência é a capacidade para sentir, capacidade de receber e reagir a um estímulo de forma consciente.”

O parlamentar afirma que a Constituição Federal sinalizou nesse sentido, tecendo uma nova consideração aos animais em reconhecimento a sua senciência, ou seja, a sua de capacidade de sentir. O constituinte reconhece e tutela o direito a uma vida digna dos animais punindo, por exemplo, os atos de maus-tratos praticados contra os bichos.

Artigos relacionados

Notícias

Mulher é morta pelo marido dentro de loja de peças em Anápolis

Fato Uma mulher foi morta a tiros pelo marido em sua loja...

Notícias

Catador de lixo suspeito de estuprar menina de 9 anos em Itumbiara segue foragido

Fato Um catador de lixo de 71 anos, Pedro Dantas Silva, é...

Notícias

Avô é suspeito de estuprar neta em Rubiataba

Fato  Um homem foi preso nesta quarta-feira (27) suspeito por estupro de...

Notícias

Jovem grávida e bebê morrem vítimas de dengue em Goiânia

Fato Nesta quarta-feira (27), a influenciadora digital Sofia Amorim, de apenas 22...