quinta-feira , 28 março 2024
Sem categoria

Jornal Hora Extra é novamente acionado na Justiça por veicular fake news sobre Lêda Borges

O Jornal Hora Extra, site de veiculação em Goiânia, mas que tem interesse peculiar em Valparaíso, foi novamente acionado na Justiça por publicar fake news sobre a deputada estadual e candidata a prefeita do mencionado município, Lêda Borges (PSDB). Além do site citado, a ação também tem como alvos os sites Jornal De Minuto a Minuto, Tudo Ok Notícias e Expressão Brasiliense.

A ação foi protocolada pela coligação Juntos Por Valparaíso, composta pelos partidos PSDB, PRTB, PMN, Progressistas Republicanos, PCdoB, PL e DC, nesta segunda-feira (26). No documento, os proponentes alegam que tais sites fazem predileção ao prefeito Pábio Mossoró (MDB) e ojeriza à deputada Lêda Borges.

Segundo a ação, as publicações não são realizadas com linguagem neutra, mas sim em tom de insulto, calúnia e difamação com conteúdo falso, além de favoritismo a um só candidato. De acordo com o documento, “as notícias ultrapassam o limite da mera informação aos receptores quando trata da política do município de Valparaíso, trazendo ameaça ao pleito.

Além das publicações no site, os mencionados veículos de comunicação viralização notícias falsas no WhatsApp, Facebook e Twitter, tornando exponencial o risco de propagação da matéria de cunho enganador.

A ação proposta pela coligação Juntos Por Valparaíso pede a retirada de notícias falsas e caluniosas contra a deputada dos sites e redes sociais, além de proibição de novas publicações mentirosas, assim como multa entre R$ 5 mil e R$ 30 mil por tal prática.