sexta-feira , 29 março 2024
Sem categoria

Pesquisa Diagnóstico mostra Maguito na frente, com 33,7%, e Vanderlan em segundo

O Diagnóstico Pesquisas de Comportamento divulgou novo levantamento sobre a disputa nas eleições 2020, em Goiânia. De acordo com a pesquisa, Maguito Vilela (MDB) lidera a corrida com 33,7% das intenções de voto; Já Vanderlan Cardoso (PSD) tem 26,1%. Faltando 12 dias para a realização do 1º turno do pleito, a tendência é que ocorra o 2º turno em Goiânia, entre os dois prefeitáveis.

A pesquisa foi realizada e divulgada pelo próprio Diagnóstico. No entanto, quando se compara com levantamento anterior feito pelo mesmo instituto e que havia sido contratado e publicado pela Sagres no último dia 26, percebe-se uma variação positiva dos dois primeiros colocados, dentro da margem de erro que é de 3,9 pontos percentuais para mais ou para menos.

Na ocasião, Vanderlan tinha 24,8%, ou seja, aumentou 1,3 pontos. Já Maguito tinha 30,1% e subiu 3,6 pontos, próximo ao limite da margem de erro. Segundo os dados da nova pesquisa, Maguito tem maior índice entre eleitores com idade entre 35 e 44 anos (41,2%). Já Vanderlan alcança maior percentual entre pessoas com idade entre 25 e 34 anos (29,5%). O pessedista tem maior percentual entre eleitores com Ensino Primário (34,4%) e o emedebista entre pessoas com Ensino Médio (37,6%). Maguito tem alcança maior intenção de voto na 133ª zona eleitoral (44,1%) e Vanderlan na 139ª zona eleitoral (41,8%).

Estabilidade

A Delegada Adriana Accorsi (PT) continua sendo a terceira colocada na pesquisa Diagnóstico, com 10,6% das intenções de voto. A candidata apresentou poucas mudanças de percentual, em comparação com o levantamento do dia 26 de outubro. Na ocasião, a petista tinha 10,2% da preferência dos eleitores. Efeito Bolsonaro A nova rodada da pesquisa mostra uma surpresa, o candidato a prefeito Gustavo Gayer (DC) conseguiu alcançar a quarta posição no levantamento, com 3,5% das intenções de voto. No final de outubro, ele tinha 1,3%.

A oscilação positiva ocorre após divulgação de vídeo pelo deputado Eduardo Bolsonaro (PSL) favorável a Gayer, relativo a um debate contra Antônio Neto (PCB), na Televisão Brasil Central (TBC). Demais candidatos Elias Vaz (PSB) tem 3,0%; Alysson Lima (Solidariedade) tem 2,8%; Major Araújo (PSL) tem 2,1%; Dra Cristina (PL) que teve registro de candidatura indeferido no último final de semana tem 1,7% das intenções de voto.

Virmondes Cruvinel (Cidadania): 1,0%; Fábio Júnior (UP): 0,7%; Talles Barreto (PSDB): 0,5%. Manu Jacob (PSOL): 0,2%. Não pontuaram na pesquisa: Antônio Neto (PCB); Cristiano Cunha (PV); Samuel Almeida (PROS) e Vinicius Gomes (PCO). De acordo com a pesquisa: nenhum/ Votos brancos ou nulos: 7,6%. Não sabe ou não opinou: 6,6%.

Espontânea

Neste tipo de levantamento, o entrevistador não apresenta o nome do candidato, mas apenas pergunta em quem ele pretende votar para prefeito da cidade, Maguito Vilela (MDB) lidera com 28,3% das intenções de voto, contra 24,1% de Vanderlan Cardoso (PSD). 19,5 % dos eleitores ainda não sabem ou preferiram não opinar e outros 7,4% pretendem votar branco ou nulo. Delegada Adriana Accorsi (PT) tem 7,8%. Gustavo Gayer (DC) tem 2,8%.

Elias Vaz (PSB) tem 2,1%. O prefeito Iris Rezende (MDB) que não é candidato à reeleição e nem pretende participar da disputa eleitoral em Goiânia foi citado por 2,0% dos eleitores. Alysson Lima (Solidariedade): 1,8%. Major Araújo (PSL): 1,3% e Dra Cristina (PL): 1,0%. Talles Barreto (PSDB) e Virmondes Cruvinel (Cidadania) estão empatados com 0,5%. Fábio Júnior (UP): 0,3%. Os demais candidatos não foram citados. Outros nomes foram lembrados e tiveram índice de 0,2%.

Metodologia

A pesquisa foi realizada pelo Diagnóstico Pesquisas de Comportamento. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 30 de outubro de 2020, com número de protocolo: GO-05520/2020. Foram ouvidos 605 eleitores em diferentes regiões de Goiânia, com idade igual ou superior a 16 anos, entre os dias 30 e 31 de outubro de 2020. A margem de erro da pesquisa é de 3,9 pontos percentuais para mais ou menos. O intervalo de confiança é de 95%.