quarta-feira , 24 abril 2024
Sem categoria

Obras de restauração no Centro de Goiânia serão entregues até dezembro

Pelo menos duas obras de restauração estão em processo de finalização no Centro de Goiânia. Trata-se do Pórtico alusivo ao Batismo Cultural de Goiânia, erguida no Instituto Federal de Goiás (IFG), e do sobrado ‘Casa de Cultura Dr. Altamiro de Moura Pacheco’, localizado na Avenida Araguaia, esquina com Rua 15. A primeira deve ser entregue ainda em novembro. Já a previsão para finalizar a restauração da Casa de Cultura é para o início de dezembro.

As duas obras são realizadas com recursos do Fundo de Arte e Cultura de Goiás (FAC). As empresas responsáveis pela execução são a Elysium Sociedade Cultural e a Engenho & Arte Produções, respectivamente. No total foi destinado R$ 1 milhão para as restaurações, R$ 500 mil para cada obra.

Pórtico alusivo ao Batismo Cultural da capital

O Pórtico alusivo ao Batismo Cultural de Goiânia, construído para a “Exposição de Goiânia”, extenso evento programado para julho de 1942, por ocasião da inauguração da cidade, foi erguida no Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Goiânia. No local, as obras de restauro começaram em 10 de agosto e seguem, segundo a Elysium Sociedade Cultural, o cronograma previsto.

Anabella Borghi, produtora da Elysium, explicou que o projeto, comtemplado pelo FAC, foi contemplado num edital do ano de 2017. “O recurso só foi liberado em dezembro de 2019. Estávamos organizando para começar as obras no começo do ano, mas teve um atraso por conta da pandemia. Mas, após o início das obras, o cronograma está sendo seguido e as obras poderão ser entregues já em novembro”, disse.

Segundo o arquiteto responsável pela obra, Adriano Carvalho, a obra já está na fase de recuperação estrutural da laje e na parte de paisagismo. Além disso, o restauro no local ainda passará pela instalação de luminárias e de um portão metálico.

Segundo a diretora geral do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás, professora Maria de Lourdes Magalhães, a restauração do Pórtico alusivo ao Batismo Cultural de Goiânia significa uma vitória para a comunidade acadêmica, bem como para toda comunidade goianiense. “O Instituto Federal de Goiás – Câmpus Goiânia – sempre se preocupou com a manutenção e preservação de sua sede, tombada em 2003 pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)”, afirmou.

‘Casa da Cultura Dr. Altamiro de Moura Pacheco’

Construída nos anos 40 e tombada como bem histórico de Goiânia pela prefeitura em 1999, a ‘Casa da Cultura Dr. Altamiro de Moura Pacheco’ foi doada para a Academia Goiana de Letras (AGL) em 1993, três anos antes da morte de Altamiro de Moura Pacheco. Além do sobrado, foi doado todo o seu acervo pessoal contendo fotos, medalhas, livros da histórica biblioteca, bens móveis e obras de arte que preservam a história de Goiás.

Segundo Giulyane Nogueira, diretora da Engenho & Arte, o recurso para a restauração foi liberado apenas no começo deste ano e que também por conta da pandemia a obra sofreu alteração na data de início. Porém, após iniciados, no final de agosto, elas seguem adiantadas. “A obra de restauro é diferente de outros projetos. É preciso uma documentação detalhada junto à prefeitura”, disse. “Além desse fator, é uma obra em que precisamos ver os elementos utilizados no bem original. Se for preciso trocar alguma coisa, procuramos repor de igual forma”, acrescentou Giulyane.