sábado , 20 abril 2024
Sem categoria

Maguito propõe criação da Casa da Mulher Goianiense

A coligação Pra Goiânia Seguir em Frente, que tem Maguito Vilela como candidato a prefeito e vice-prefeito Rogério Cruz (Republicanos), propõe implementar diversas políticas de assistência e proteção às mulheres goianienses. Entre elas, a criação de um local de amparo, a Casa da Mulher Goianiense, além de um programa de valorização e inclusão no mercado de trabalho, com foco em atender mães que não contam com apoio dos pais da criança, e outras ações em várias pastas para beneficiar as mulheres e os filhos em situação de vulnerabilidade social.

Flávia Teles, esposa de Maguito Vilela, é uma das idealizadoras do projeto, inspirado na Casa da Mulher Brasileira, espaço que atende em Brasília mulheres em situação de violência doméstica. “A mulher que sofre violência doméstica muitas vezes não tem condições de sair da casa porque ela não tem como se manter. Esta será uma oportunidade formidável da mulher garantir independência financeira e romper com o ciclo de violência e trazer dignidade para a família”, enfatiza Flávia, que cita o agravamento deste problema durante a pandemia da Covid-19 como um fator para que esses programas sejam implantados o mais rapidamente possível.

Em Goiânia, a ideia é que o equipamento conte com ampla rede de apoio entre a sociedade civil, entidades do terceiro setor e iniciativas específicas para as mulheres, e ainda estruturas do Poder Judiciário para dar amparo jurídico às mulheres, além de equipe multidisciplinar para dar apoio psicossocial, de capacitação e ações que garantam a autonomia econômica. “A violência de gênero é um grave drama social que precisa ser combatido pelo poder público. E nós vamos atacar este problema dando condições para que a mãe de família, a mãe solteira, possa ter oportunidades para seguir com a vida e dar dignidade aos seus filhos. Eu sempre cuidei de pessoas e, se Deus me permitir ser eleito prefeito de Goiânia, isso não vai ser diferente, nós vamos cuidar das mulheres e das famílias”, assegurou o candidato Maguito Vilela em várias eventos e reuniões com entidades do terceiro setor nesta campanha.

O programa Valorização à Mãe Solo, outra iniciativa prevista no plano de governo da chapa, vai estabelecer condições para a inserção da mulher no mercado de trabalho e na vida social e também a formação de uma ampla rede de apoio. Uma das iniciativas é estipular nos contratos que as empresas assumirem com o poder municipal a reserva de vagas para mulheres vítimas de violência e que são assistidas pela administração.

Na área de segurança pública, o município vai instrumentalizar a Guarda Civil Metropolitana para atuar com eficiência e sensibilidade no atendimento às mulheres em situação de violência, de modo a integrar a corporação nas estruturas que vão tratar de maneira efetiva o combate à violência.

Outras ações, como a ampliação de vagas na rede de educação municipal, programa para a qualificação e acesso de jovens ao primeiro emprego e apoio à economia criativa vão complementar a atenção da gestão às demandas das mulheres.