domingo , 24 novembro 2024
Goiás

Carreta da Secretaria da Saúde começa atendimentos em Serranópolis

A Unidade Móvel de Prevenção ao Câncer de Mama e de Colo Uterino começa a atender nessa segunda-feira em Serranópolis, no extremo sudoeste de Goiás. A Carreta da Prevenção, como é chamada percorre municípios levando exames de mamografia e prevenção de câncer de colo uterino para pacientes agendas pela Central de Regulação Estadual.

Essa Carreta da Prevenção é um serviço da Policlínica Estadual da Região Sudoeste, em Quirinópolis, que pertence ao Governo de Goiás. Desde a inauguração da Policlínica no final de junho essa é a primeira vez que a unidade faz o serviço itinerante de levar atendimentos nos municípios.

O coordenador-geral da Policlínica de Quirinópolis, Paulo Fernandes, disse que a excelência já adquirida em atendimentos especializados como mamografia e preventivo de colo uterino está sendo levado nessas viagens. “Temos uma experiência bastante positiva em atendimento humanizado e de cuidados com as mulheres”, frisa.

A secretária municipal de saúde, Simone Elias, agradeceu o empenho de todos em prestar o serviço de mamografia em Serranópolis durante essa semana. Foram agendadas em média 34 mamografias por dia e ao final da semana é aguardada um contingente de 170 mulheres atendidas. Serranópolis tem aproximadamente 10.000 habitantes segundo estimativa do IBGE e um universo e 350 mulheres em idade para realizar mamografia. O município normalmente consegue regular pacientes para Quirinópolis ou Jataí, mas com o atendimento no próprio município é mais fácil, ressalta a Simone Elias.

O secretário estadual de saúde, Ismael Alexandrino, fez o lançamento do serviço da Carreta da Prevenção em Serranópolis e enalteceu o empenho das equipes em levar atenção à saúde baseada na prevenção. “A meta desse governo está sendo cumprida, de regionalizar a saúde e levar atenção integral às mulheres, principalmente exames preventivos, para dar saúde e qualidade de vida para nossa população”, frisou.

A dona de casa Elita Ferreira Oliveira, 63 anos, foi a primeira paciente a fazer mamografia na Carreta da Prevenção. Casada e mãe de três filhos ela ressalta que era muito difícil antes, porque precisavam ir a Quirinópolis, Jataí ou mesmo Rio Verde para fazer mamografia. “A gente perdia um dia inteiro para ir, fazer o exame e esperar lá para voltar pra casa. Agora, aqui mesmo na cidade a gente faz rápido e com mais conforto”, conta.

A Carreta da Prevenção ficará em Serranópolis até sexta-feira e na sequência serão definidos outros municípios que receberão o serviço.

Artigos relacionados

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....