sexta-feira , 22 novembro 2024
Goiás

Goiás tem de cultivar, colher, industrializar e exportar, diz Fieg

“Goiás tem condições de cultivar, colher, industrializar e exportar o que produzimos aqui para outros Estados e o exterior.” A afirmação é do empresário Marduk Duarte, presidente do Conselho Temático do Agronegócio (CTA) da Fieg, durante a última reunião do ano do colegiado nesta quinta-feira (16/12), na Casa da Indústria. No encontro, acompanhado pelo vice-presidente da Federação André Rocha, pelo secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás, Tiago Mendonça, e pelo diretor-superintendente do Sebrae-GO, Antônio Carlos Lima Neto, foram apresentados balanço das ações desenvolvidas em 2021 e o planejamento das atividades programadas para 2022.

Dentre os principais pontos desenvolvidos durante o ano, foram citados a criação de oito grupos de trabalho dedicados à discussão das áreas florestal, tributária e supermercadista, além de projeto para o setor do trigo e estruturação de estudo das cadeias produtivas, por meio de convênio firmado com o Sebrae-GO, com execução técnica da Universidade Federal de Goiás (UFG).

“Pautamos nosso trabalho na integração de todos os setores do agronegócio. O conselho é hoje espaço de diálogo e debate de soluções para o segmento, de forma horizontal”, afirmou Marduk Duarte.

Nesse sentido, o vice-presidente da Fieg André Rocha completou que não só Goiás, mas o Brasil tem dois grandes desafios – reindustrializar-se e voltar a crescer – e que o agronegócio e a indústria são fundamentais para a retomada da economia. “Agregar valor ao que produzimos é um desafio nacional, para gerar emprego e renda, com interiorização do desenvolvimento”.

O gestor da Seapa, Tiago Mendonça, parabenizou o CTA pelo trabalho desenvolvido, sobretudo pela união na construção de soluções para o agronegócio goiano. “Foi um ano extremamente positivo, de muitas parcerias e de união de todos os setores do agronegócio para buscar soluções conjuntas ao fortalecimento do segmento. Estamos construindo alternativas para problemas em setores estratégicos, como silvicultura e leiteiro, com foco na rentabilidade do produtor”, disse.

Também presente no encontro, o diretor-superintendente do Sebrae-GO, Antônio Carlos Lima Neto, comemorou os resultados alcançados, destacando a parceria do CTA com a instituição para fomento dos pequenos negócios. “Chegamos ao final do ano com muito conquistado. O CTA trazendo a referência e o conteúdo para a tomada de decisões do agronegócio e o Sebrae atuando como eixo transversal que corta todos os setores produtivos do Estado, com ações voltadas aos pequenos negócios”, avaliou.

Para o próximo ano, a programação do CTA inclui realização de 15 encontros temáticos nas áreas sucroenergética, carne, leite, grãos e silvicultura, 3 encontros gerais, realização de seminário voltado à agroindústria, participação no Congresso Internacional de Biomassa e transmissão de 4 lives temáticas, além de implementação de projeto para o setor do trigo, divulgação do Estudo das Cadeias Produtivas e realização de missão prospectiva à Israel.

A reunião do CTA contou com participação dos presidentes do Sincafé, Jaques Silvério, e do Sinditrigo, Sérgio Scodro; do diretor-executivo do Sindileite, Alfredo Correa; dos diretores do Sebrae João Carlos Gouveia e Marcelo Lessa; e de representantes da Acieg, Adial, Codese, Faeg, Fundepec e UFG.

Artigos relacionados

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....