A venda da Usina Hidrelétrica de Cachoeira Dourada, pertencente à Celg, foi vendida durante a gestão do ex-governador Maguito Vilela entre os anos de 1995 a 1999 e deu início ao processo de sucateamento que terminou com a venda da companhia em 2017.
Agora o governador Ronaldo Caiado (DEM) anunciou nesta segunda-feira (7), a privatização da Celg Geração e Transmissão (Celg GT), última empresa pública do que já foi a maior estatal de Goiás.
A Celg GT é dona das concessões das usinas hidrelétricas de São Domingos, Rochedo, Mambaí e Mosquito (paralisada), além de 12 subestações e 14 linhas de transmissão. Também tem sociedade (de 10% a 50,1% do controle acionário) em investimentos nas seguintes usinas hidrelétricas e redes de transmissão em Goiás e no Entorno do Distrito Federal: Energética Fazenda Velha, Vale de São Bartolomeu, Energética Corumbá 3, Pantanal Transmissão, Lago Azul Transmissão e Firminópolis Transmissão.
Caiado entre para história como o governador que vendeu uma empresa independente, lucrativa, forte e que possui concessões com longos contratos pela frente, com fim até 2045.
Outra estatal que que está na mira de Caiado para privatizado é a Saneago (hoje a maior empresa pública de Goiás).