segunda-feira , 23 dezembro 2024
Goiás

A inegável semelhança entre Daniel Vilela e “Macunaíma”, heróis sem nenhum caráter

Há inegáveis pontos comuns entre Daniel Vilela e Macunaíma, o herói sem nenhum caráter, personagem de Mário de Andrade: ambos subiram na vida pisando, e pisoteando, nos ombros dos parentes mais próximos, os dois querem poder e glória apenas para se lambuzarem da máquina pública, e pelo poder são capazes de trair suas convicções, outrora inextricáveis.
No livro, Macunaíma passa a vida traindo a todos para se dar bem. Na vida real Daniel Vilela foi capaz de trair seus amigos, seus conhecidos e até a memória de Maguito Vilela, seu pai, que na última campanha eleitoral que disputou antes de morrer, foi perseguido e atacado ferozmente pelo atual governador Ronaldo Caiado. Em um de seus últimos discursos Maguito disse: “apontem uma obra de Caiado em Goiás, e eu vou apoiar ele”.  Após a morte de Maguito, Daniel se lançou freneticamente nos braços de Caiado. Tudo por um pouquinho de poder.
Na literatura, Macunaíma disfarça-se de francesa para seduzir o gigante Piaimã. Na vida real Daniel Vilela, em um projeto unicamente pessoal e egoísta, não apenas “vestiu-se de francesa” para o “gigante”, como também passou a ser “cabo de chicote”, no fetiche de Caiado, e saiu vociferando calúnias e difamações contra pessoas que se colocaram do lado adversário da batalha eleitoral, porque não concordam com a atual administração.
Daniel esqueceu de uma grande verdade da vida: ter posse do poder não é o mesmo que ser o poder. Caiado vai passar. E depois, senhor Daniel Vilela, como será?
No obra de Mário de Andrade, após ser perseguido pelo Minhocão “Oibê”, Macunaíma o transforma num cachorro-do-mato e segue viagem. O Oibê também vai correr atrás de você, Daniel. Ou já está correndo? Quantos antigos aliados hoje te detestam? Adib Elias? Renato de Castro? Paulo do Vale? Fausto Mariano? Como é sua relação com Ernesto Roller? E Gustavo Mendanha, com qual punhal você tentará destruir a carreira dele?
Daniel Vilela, Caiado vai passar, e quando esse momento chegar será tarde demais para, feito Macunaíma que virou cachorro no livro, o senhor enfiar o rabo entre as pernas e pedir espaço político para alguém. Ninguém terá dó de sua calamidade.

Cristiano Silva
G24h

Artigos relacionados

Goiás

Policial militar acusado de tentar matar jovem durante show sertanejo em Goiânia enfrenta julgamento

Júri popular O policial militar Henrique Cândido Negreiro, que é acusado de...

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...