quinta-feira , 14 maio 2026
Nacional

Rússia interrompe fornecimento de gás para Polônia e Bulgária a partir desta quarta-feira

A companhia estatal da Rússia Gazprom informou a Polônia e a Bulgária nesta terça-feira (26) que seu fornecimento de gás natural russo seria interrompido a partir de quarta-feira (27). Desde o início da Guerra entre Rússia e Ucrânia, os dois países recusaram-se a pagar pelo gás natural em rublos, uma exigência de Moscou para estabilizar e impulsionar sua moeda diante das sanções de países do Ocidente.
Outro motivo seria que a Polônia vinha oferecendo grande apoio à Ucrânia, é a nação que acolheu o maior número de refugiados da guerra.
O primeiro-ministro polonês, Mateusz Morawiecki, afirmou que Moscou estava tentando chantageá-lo, mas garantiu que seu país havia se preparado e diversificado suas fontes de energia. Segundo ele, as instalações de armazenamento de gás polonesas estão 76% cheias. A ministra do Clima da Polônia Anna Moskwa, afirmou: “Não haverá falta de gás nos lares poloneses.”

Artigos relacionados

Nacional

Crianças deixadas sozinhas em casa morrem carbonizadas após residência pegar fogo. Mãe foi presa

Tragédia Três crianças morreram carbonizadas após um incêndio atingir a casa onde...

Nacional

Lula demite presidente do INSS. Servidora de carreira assume a posição

Demissão O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu trocar o comando...

Nacional

G1 diz que Banco Master pagou R$ 80 milhões à esposa de Moraes

Dados da Receita O Banco Master informou à Receita Federal pagamentos que...