terça-feira , 16 julho 2024
Nacional

Morre a atriz Ilka Soares aos 89 anos no Rio de Janeiro

A atriz Ilka Soares morreu na manhã deste sábado no Rio de Janeiro. A artista de 89 anos estava internada na Clínica São Vicente, na capital fluminense, onde fazia um tratamento contra o câncer. A informação foi confirmada por seu neto, o estilista de moda Thomaz Azulay.

A atriz estreou na Rede Globo em 1966 quando substituiu Norma Bengell na apresentação do programa Noite de Gala.

Ilka também trabalhou como locutora no Jornal de Verdade (1968), ao lado do também locutor Majestade, do apresentador Luiz Jatobá e dos comentaristas Otto Lara Resende e João Saldanha. Entre 1968 e 1969, apresentou o Festival Internacional da Canção, com Hilton Gomes, Murilo Nery, Norma Blum e Betty Faria.

Ela estrou na teledramaturgia da Globo em 1971, na novela O Cafona, de Braúlio Pedroso, na qual interpretava a sofisticada editora Vera.

No mesmo ano, esteve no elenco da novela Bandeira 2, de Dias Gomes, que contava a história da porta-bandeira Noeli (Marília Pêra), disputada pelos bicheiros Tucão (Paulo Gracindo) e Jovelino Sabonete (Felipe Carone). Na trama, Ilka Soares interpretava Valéria, mulher de Jovelino Sabonete.

Na década de 1980, a atriz participou de sucessos como a novela Que Rei Sou Eu?. Na década seguinte, a atriz atuou na novela Barriga de Aluguel, de Glória Perez, dando vida a mais uma socialite, a Mimi, mãe de Zeca (Victor Fasano).

Artigos relacionados