segunda-feira , 23 dezembro 2024
Nacional

Revista Veja: Na “lista suja” do trabalho escravo, primo de Caiado doa R$ 1,8 milhão ao União Brasil

O União Brasil, partido mais rico do Brasil, acaba de receber uma doação milionária do pecuarista Emival Ramos Caiado Filho, primo do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), e filho do ex-deputado e ex-senador Emival Ramos Caiado (1918-2004). Conforme o sistema de prestação de contas partidárias do Tribunal Superior Eleitoral, Emival Filho doou 1,84 milhão de reais ao partido, por meio de duas transferências eletrônicas efetuadas nas duas últimas semanas: 890.000 reais no último dia 7 de julho e 950.000 reais na segunda-feira (11).

Mão aberta com o partido do primo, que disputará a reeleição em Goiás em outubro, o pecuarista está entre os empregadores incluídos na “lista suja” do trabalho escravo elaborada pelo Ministério do Trabalho a partir de condenações administrativas. Em janeiro de 2010, a fiscalização por auditores fiscais do Trabalho encontrou 26 trabalhadores em condições análogas à escravidão em uma propriedade de Emival Caiado Filho na cidade de Natividade (TO), a fazenda Santa Mônica.

Entre as irregularidades atestadas em quinze autos de infração pelos fiscais estavam falta de água potável, alimentação escassa, alojamentos em condições insalubres e sem higiene, com ninhos de maribondo no teto, e utilização de barracas de lona. Segundo a inspeção, os trabalhadores também eram obrigados a comprar por conta própria lençóis, cobertores e travesseiros, além de instrumentos de trabalho.

O pecuarista foi condenado administrativamente em outubro de 2014 a constar na “lista suja”, mas em 2015 conseguiu uma decisão liminar do Superior Tribunal de Justiça (STJ) para suspender a inclusão de seu nome na relação do Ministério do Trabalho. A liminar foi derrubada no próprio STJ em 2021 e Emival Caiado Filho entrou na lista em junho do ano passado.

Artigos relacionados

Nacional

Deolane Bezerra é presa novamente por descumprir medidas judiciais

Fato A advogada Deolane Bezerra foi novamente presa após descumprir medidas judiciais....

Nacional

Novo Farmácia Popular disponibiliza 40 medicamentos de graça para beneficiários do Bolsa Família

Os beneficiários do bolsa família receberam uma verdadeira dose de alívio; o...

Nacional

Sem vacinação, deputada Carla Zambelli contrai Covi-19 e é internada em UTI em Brasília

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) recebeu o diagnóstico de Covid-19 na...