terça-feira , 5 novembro 2024
Goiás

Glaustin defende emancipação do Jardim Ingá, distrito de Luziânia

Se fosse um município, o Jardim Ingá estaria entre os 15 mais populosos de Goiás, à frente de cidades importantes como Caldas Novas, Goianésia e Mineiros. Na visão do deputado federal Glaustin da Fokus (PSC-GO), o desmembramento de Luziânia traria melhores condições de vida para a população do distrito, atualmente estimada em mais de 100 mil pessoas.

O parlamentar defendeu a ideia no encontro de lançamento da candidatura da vice-prefeita de Luziânia, Diretora Ana Lúcia (PSC), a uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), neste sábado (20), no Jardim Ingá.

“Já conhecia o Jardim Ingá desde anos 1990, nos meus tempos de caminhoneiro e vendedor de biscoito, mas a política me aproximou ainda mais da região, com a amizade e a parceria que firmei com a vice-prefeita Ana Lúcia, cuja popularidade decidiu a última eleição para a prefeitura de Luziânia”, disse Glaustin. “O que posso dizer é que o Jardim Ingá tem totais condições de se emancipar, com muita responsabilidade, tanto por abrigar mais de 100 mil habitantes, número equivalente a Itumbiara e Jataí, quanto pela pujança do comércio local.”

Hoje, a emancipação político-administrativa de um distrito depende de aprovação de lei estadual precedida de representação popular assinada por moradores do futuro município. Antes do mandato de Glaustin, o Congresso Nacional havia aprovado duas propostas para atualizar as regras estabelecidas em 1967, ambas vetadas pela então presidente Dilma Rousseff.

Glaustin lembrou que Câmara dos Deputados e Senado Federal avalizaram em 2013 o Projeto de Lei Complementar 416/08, que regulamentaria a criação de municípios ao estabelecer critérios como viabilidade financeira, população mínima e um plebiscito entre todo o eleitorado da municipalidade.

Artigos relacionados

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....

Goiás

Goiás violento: PM à paisana é morto a tiros em Novo Gama

Fato Um policial militar (PM) à paisana foi morto a tiros, na...

Goiás

Carreta bitrem perde compartimento de carga em Goiás; motorista trapalhão não percebeu

Fato Uma carreta bitrem, carregada com sal, perdeu um dos compartimentos de...