domingo , 24 novembro 2024
Goiás

Ministério Público apura abordagem a jovem negro ocorrida em Novo Gama: “vai gritar lá Lula na África”

O Ministério Público de Goiás registrou, de ofício (sem provocação por meio de denúncia da sociedade), notícia de fato para investigar situação ocorrida em Novo Gama e registrada em vídeo, que mostra uma abordagem da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal a um jovem negro e no qual é possível ouvir alguém dizer “vai gritar Lula lá na África”.

A instituição expediu nesta quinta-feira (6) ofícios às duas corporações, solicitando esclarecimentos sobre o conteúdo do vídeo, diante da presença de integrantes na filmagem. O jovem negro afirmou ao jornal O Popular que vai abrir um processo por injúria racial contra o policial militar.

Diante desta situação, o MPGO, responsável pela defesa dos direitos coletivos, reitera que repudia e atua em diversas frentes no combate ao racismo e à xenofobia (caso recente envolvendo servidora da instituição está em investigação na Corregedoria-Geral da instituição). Além de investigações nas esferas administrativa e criminal, o MP mantém órgãos dedicados ao enfrentamento aos crimes de ódio e intolerância.

Internamente, a instituição conta com a Comissão de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade, que tem por objetivo elaborar, promover e efetivar práticas de combate a preconceito e discriminação de qualquer natureza. Externamente, e com o mesmo objetivo, atua o Núcleo de Diversidade e Combate à Discriminação.

Assim, atento à questão da diversidade, o MP tem promovido atividades, direcionadas aos públicos interno e externo, de conscientização e combate ao racismo estrutural e de promoção da igualdade de raça e gênero, a exemplo de seminário com o tema Os Desafios no Combate ao Racismo, realizado em junho deste ano, e um curso sobre letramento racial, já em fase de elaboração. Também está em fase de desenvolvimento uma campanha de combate ao racismo, a ser veiculada internamente e externamente.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MPGO

Artigos relacionados

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....