A matéria do jornal O Popular desta quarta-feira (2) mostra que Caiado (UB) quer criar uma imposto para sobrecarregar os produtores rurais e agropecuaristas do Estado. O governo planeja ampliar a arrecadação em mais R$ 700 milhões ou até R$ 1 bilhão por ano. A ideia é cobrar mais 5% com porcentuais vaiados por setor.
Motivo: Perda de arrecadação no ICMS dos combustíveis. Vale lembrar que a redução desse imposto vence em dezembro. Será que Caiado vai congelar a taxa atual ou vai voltar ao preço abusivo?
A justificativa: investir em infraestrutura. Interessante, a justificativa não casa com o motivo, já que o governo arrecadou bilhões com o ICMS dos combustíveis nas alturas durante 3 anos e meio e nunca fez uma obra em Goiás. Aliás, abandonou as que estavam em construção no governo anterior. As rodovias, sem manutenção foram abandonadas, e agora com a época de chuva se aproximando, vem mais buraco por aí.
Isto significa que o produtor não vai querer pagar a conta sozinho. Se tem mais imposto, o produto será vendido mais caro, e o povo também vai ter que meter a mão no bolso.
Na verdade Caiado gosta de arrecadar muito e investir pouco. Daqui pra frente é ferro na boneca. Os goianos que aguentem.