quinta-feira , 22 outubro 2026
Goiânia

“Zander Fábio é diferenciado, é um ponto de referência para o movimento cultural”, diz produtora do Coletivo Aruá

Desde quando chegou a Prefeitura de Goiânia, convidado pelo prefeito Rogério Cruz (Republicanos), o secretário municipal de Cultura, Zander Fábio, tem trabalhado pela democratização da cultural da capital. Lutou por mais investimentos e defendeu ações, festivais e eventos sempre de forma gratuita, mesmo com todos os problemas enfrentados após a pandemia da Covid-19.

A produtora cultural Laila Santoro, do Coletivo Aruá, trabalha no setor desde o ano 2000. Participou e presidiu o Conselho Municipal de Cultura por dois mandatos. Laila entende que o envolvimento de Zander com a classe artística foi muito importante neste momento: “o Zander está sempre conversando com todo mundo. Recebe as pessoas em seu gabinete. Ele recebe todos os movimentos culturais, ouve. É entusiasta. Vai atrás de parcerias, trabalha de verdade pelo setor cultural e isto fez dele este ponto de referência em favor da nossa classe artística. Vivemos um cenário de avanço cultural, graças ao trabalho incansável do Zander Fábio”, afirmou.

Após a Retomada Cultural, depois de dois anos de paralisação do calendário de eventos devido à pandemia de Covid-19, o secretário de Cultura mantém o foco na democratização das artes, com a realização dos eventos já tradicionais, e lança projetos inéditos, com foco na valorização dos artistas goianos.

Em 2022, eventos inéditos foram incluídos no calendário. O I Festival Goiânia Humor em Cena, I Festival de Teatro Popular e I Festival Música e Riso lotaram a plateia do Centro Municipal de Cultura Antônio Poteiro.

Além dos eventos lançados, a Secult manteve a realização do Chorinho, Festival Goiânia Canto de Ouro, Festival Goiânia em Cena, FestCine CineLab Gyn, Goiânia ArteDoor, lançamento de livros da Bolsa Hugo de Carvalho Ramos, programação mensal de concertos da Orquestra Sinfônica de Goiânia, cursos da Rede Municipal de Núcleos Musicais, além de exposições permanentes no Museu de Arte de Goiânia, Museu Frei Confaloni e Casa de Vidro.

Artigos relacionados

Goiânia

Idosa de 79 anos é atacada com garrafa quebrada em Goiânia. Autor disse ter ouvido vozes do céu

Violência Uma idosa de 79 anos foi internada em estado gravíssimo após...

Goiânia

Homem tenta furar Hospital Samaritano em Goiânia e acaba morto por vigia do local

Tentativa de furto frustrada Uma tentativa de furto terminou com um homem...

Goiânia

Contador e empresário de Goiânia são presos por fraude fiscal de mais de R$ 4 milhões

Fraude Um contador e um empresário foram presos suspeitos de esquema de...

Goiânia

Médica que pediu para não dar alta a “petistas” é demitida de hospital em Goiânia

Maternidade Célia Câmara Uma médica foi demitida do Hospital Municipal da Mulher...