O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) concedeu uma entrevista coletiva nesta sexta-feira (2) no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em Brasília, onde funciona o gabinete de transição de governo e disse que anunciará os novos ministros somente após a sua diplomação no próximo dia 12.
Lula informou que já tem 80% do Ministério na cabeça, mas que ainda está conversando com os aliados: “Eu não escolhi ministro. Estou em um processo de conversa com as forças políticas. Eu já conversei com forças políticas que não me apoiaram durante a campanha, mas que são de partidos que têm importância no Congresso Nacional, seja na Câmara dos Deputados ou no Senado. (…) Depois que eu for diplomado, reconhecido, aí vou começar a escolher meu ministério. Não precisa ninguém ficar angustiado”, afirmou.
Lula disse ainda que a deputada Gleisi Hoffmann (PT) não será ministra do futuro governo: “Eu tive uma discussão com a companheira Gleisi e disse para a companheira Gleisi que, primeiro, o PT é um partido muito grande, o PT é um partido muito importante e o PT é um partido majoritário na montagem da governança dentro do Congresso Nacional”, comentou Lula.