sábado , 28 setembro 2024
Nacional

O Globo: Candidaturas laranjas podem derrubar deputados eleitos do PL. Esquema foi denunciado em Goiás, Mato Grosso do Sul e Ceará

Gustavo Gayer, Professor Alcides, Magda Mofatto e Daniel Agrobom aparecem na matéria do jornal O Globo deste domingo (12) sobre o uso de supostas candidaturas laranjas de mulheres para driblar a cota mínima de gênero nas eleições. Os processos correm nos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) do país. Segundo a legislação, 30% das candidaturas devem ser reservadas para mulheres. A inscrição de campanhas fictícias invalida a chapa.

No Ceará, a ação contra o PL é movida por Adelita Monteiro (PSOL), que não foi eleita para o cargo de deputada federal. Ela usa como argumento o caso de Andréia Moura, que foi ao TRE em agosto deste ano contestar a inclusão de seu nome na nominata de deputados estaduais.

No Mato Grosso do Sul Além do PL, o PRTB também é investigado. Segundo o processo ajuizado por um advogado, duas das oito mulheres que foram inscritas pela legenda terminaram indeferidas.

Artigos relacionados

Nacional

Deolane Bezerra é presa novamente por descumprir medidas judiciais

Fato A advogada Deolane Bezerra foi novamente presa após descumprir medidas judiciais....

Nacional

Novo Farmácia Popular disponibiliza 40 medicamentos de graça para beneficiários do Bolsa Família

Os beneficiários do bolsa família receberam uma verdadeira dose de alívio; o...

Nacional

Sem vacinação, deputada Carla Zambelli contrai Covi-19 e é internada em UTI em Brasília

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) recebeu o diagnóstico de Covid-19 na...