O Ministério Público Eleitoral denunciou o deputado federal Professor Alcides (PL) por captação e gastos ilícitos de recursos.
Segundo a Assessoria de Exame de Contas Eleitorais e Partidárias (ASEPA) a prestação de contas do deputado são irregulares, pois faltam documentos essenciais, além de omissão de despesas e uso de recursos próprios durante a campanha.
Recentemente o senador eleito, Wilder Morais (PL), também foi denunciado pelo MPE por irregularidades similares as de Professor Alcides, como por exemplo, o uso do avião particular na campanha, incluindo despesas com as horas de voo, remuneração do piloto e custos com a manutenção.
Cinco mil litros de gasolina em um dia
Professor Alcides foi denunciado também por irregularidade em gastos com carreatas e passeatas. No dia 16 de setembro, por exemplo, o candidato torrou 5 mil litros de gasolina para abastecer 500 carros. Os procuradores que assinam a denuncia consideram que este é um ‘grave quadro de captação e gastos ilícitos de recursos financeiros’ durante a campanha eleitoral e que o dinheiro foi usado ‘totalmente ao arrepio da legislação eleitoral’.
O MPE considera que as irregularidades são graves e pede a cassação do diploma do deputado reeleito.