terça-feira , 26 novembro 2024
GoiásImprensa

Além de pisotear a ética, jornalistas de O Popular induziram o PMDB em erro ao atacar Marconi como “autoritário” no 2º turno

As duas jornalistas de O Popular, integrantes do primeiro escalão da redação, não apenas pisotearam os princípios éticos do jornalismo ao participar das pesquisas qualitativas contratadas pelo PMDB para o acompanhamento dos programas eleitorais de televisão do 2º turno, em outubro último.

Elas também erraram também ao tirar conclusões equivocadas sobre as pesquisas e ao ajudar a campanha do PMDB a formular uma linha de ataque ao governador Marconi Perillo baseada em supostas características “autoritárias” e “ditatoriais” do tucano. Não funcionou.

Não se sabe se as duas profissionais foram autorizadas pela direção do Grupo Jaime Câmara a se envolverem com a campanha de Iris Rezende. Os donos do GJC são neutros em relação ao governador Marconi Perillo, mas pelo menos um dos diretores, da área de jornalismo, Luiz Fernando Rocha Lima, o “Nando”, é conhecido por não nutrir simpatia pelo governador.

Normalmente cioso da sua postura editorial, o jornal O Popular embarcou em uma canoa furada: o veículo foi utilizado pelas duas jornalistas para tentar forçar uma maior repercussão de peças de propaganda que foram veiculadas nos programas de televisão de Iris – basicamente o desenho animado intitulado de “rei mandão”, que destacaria o tal perfil “autoritário” e “ditatorial” que elas teriam detectado ao acompanhar de perto as pesquisas qualitativas do Instituto Verus, do marqueteiro Luiz Felipe Gabriel, que trabalhava para o PMDB. Segundo diversas matérias de O Popular e artigos e postagens de Fabiana Pulcineli, o desenho animado, postado nas redes sociais, teria se transformado em um viral. O dado é falso: até hoje, no Youtube, matriz de todo vídeo levado para a internet, os acessos ao “rei mandão” não ultrapassam, no total, 1.300 visualizações, o que não caracterização nenhuma viralização.

[vejatambem artigos=” 43397,43392,3… “]

Artigos relacionados

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....