Não é de hoje que o blog 24 Horas insiste na tese de que o jornalismo, tal qual o conhecemos, morreu.
Os jornalões, um a um, sucumbem à instantaneidade e acabam por fechar as portas quando resistem à adaptação.
Exemplos não faltam: Jornal da Tarde (São Paulo), Diário do Povo (Campinas), O Povo (Alagoas), Marca Brasil (São Paulo/Rio de Janeiro, do Grupo Ejesa, que edita o Brasil Econômico e Portal iG), Meia Hora SP, Gazeta Mercantil, Estado do Paraná e Jornal do Brasil. Fora do país, temos casos surpreendentes de crise envolvendo El País, The Guardian e USA Today. Afirma-se que nos Estados Unidos a internet teria diminuído em 30% os leitores de jornais impressos.
O site da Revista Bula, genuinamente goiano, é o símbolo dos novos tempos. Em janeiro, o portal (cujo conteúdo é compartilhado pelo R7, do Grupo Record) alcançou a incrível marca de 4,7 milhões de acessos, o que faz dele o maior do Estado (a medição que ilustra esta nota foi retirada do Google Analytics no dia 23 de janeiro).
Nenhum outro jornal de Goiás é tão visualizado, nem mesmo O Popular ou Diário da Manhã.
O recado é claro. Ou mudam, ou serão devorados.