O governador em exercício, José Eliton, foi recebido nesta terça-feira (10) em audiência pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, em Brasília. Em reunião reservada, ele teve a oportunidade de apresentar demandas importantes para o Estado, discutir projetos para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e de reafirmar à ministra o esforço em viabilizar programas em ampla sintonia com a pasta que ela chefia.
Exemplo da afinidade de discursos entre Eliton e Kátia Abreu foi a afirmação do vice-governador de que o plano que reunirá estratégias, ações e projetos da secretaria que ele comanda – e que será divulgado em breve por ele e por Marconi – será formatado, pelo menos no que diz respeito à Agricultura, em sintonia com as políticas do ministério. A ministra, por sua vez, já havia declarado, na semana passada, que programas como o Plano de Defesa Agropecuária contará com a colaboração dos secretários estaduais.
O governador em exercício afirmou ter saído satisfeito da audiência com a ministra. Kátia Abreu assegurou o apoio do Governo Federal aos mais diversos projetos capitaneados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, além de ter garantido a atuação ostensiva do ministério, em Goiás, em questões como o combate à brucelose e aftosa, que tanto podem prejudicar a exportação de carnes, entre outros prejuízos.
Segundo José Eliton, a ministra da Agricultura ainda abriu espaço para que, juntos, discutissem temas como investimentos em genética bovina e em ações relativas à agrodefesa. Eliton parabenizou Kátia Abreu, que também é senadora licenciada (PSD – TO), pelo desafio profissional neste segundo mandato da presidenta Dilma Rousseff (PT). “O sucesso da senhora é o nosso sucesso”, enfatizou. A ministra, ao final, revelou que visitará o Estado de Goiás em breve.