quarta-feira , 20 novembro 2024
GoiásImprensa

Deu no DM: defesa de Adib Elias no caso da diplomação é acusada de atuar de forma irregular

Veja matéria do Diário da Manhã:

O caso da diplomação do deputado estadual Adib Elias (PMDB) ganha novo capítulo e esquenta a política na Câmara Municipal de Catalão. A atual Mesa Diretora da Casa, presidida pelo vereador Juarez Rodovalho (DEM), afirma que o ex-procurador-geral da Câmara Leonardo Oliveira Rocha falsificou papéis da Casa e atuou de forma irregular para interferir no processo que julga a rejeição das contas de Adib enquanto prefeito de Catalão.

Quando o vereador Deusmar Barbosa (PMDB), aliado de Adib, era presidente da Câmara, o Poder Legislativo municipal conseguiu anular na Justiça a rejeição do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) as contas de Adib e assim fez valer a primazia da Câmara para julgar os balancetes do ex-prefeito, que foram aprovados pela Casa.

A decisão fez com que Adib Elias fosse diplomado e tomasse posse como deputado estadual este ano. A nova Mesa Diretora entrou com pedido de arquivamento da ação da Câmara contra o TCM e acabou conseguindo êxito. Assim, a liminar que serviu para diplomar Adib caiu e o ex-prefeito passa a ter seu cargo de deputado ameaçado.

Diante desse revés, a atual procuradora da Câmara Municipal de Catalão, Elke Baêta, afirma que o antigo procurador da Casa usou o timbre oficial da Câmara, mesmo estando fora do cargo, para pedir à Justiça a colocação de Adib como “assistente litisconsorcial”, o que lhe coloca como parte do processo e amplia seus direitos de defesa.

Leonardo Oliveira Rocha ainda pede à juíza do caso que ela atue junto à Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) para punir a atual procuradora devido à desistência da ação proposta pela antiga presidência da Câmara de Catalão.

A procuradora Elke Baêta e a atual presidência da Casa contestam as ações de Leonardo e questionam o fato de ele atuar no processo usando o nome da Câmara mesmo estando exonerado da função de procurador.

Artigos relacionados

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....

Goiás

Goiás violento: PM à paisana é morto a tiros em Novo Gama

Fato Um policial militar (PM) à paisana foi morto a tiros, na...