Em publicação no seu blog no site Brasil 247, a jornalista Tereza Cruvinel criticou duramente a camiseta que o senador Ronaldo Caiado utilizou durante o protesto contra Dilma Rousseff e o PT.
“Horrorizou-me particularmente a camiseta amarela do senador Ronaldo Caiado, com um basta acima de uma mão com apenas quatro dedos. A mão de Lula, que teve o mindinho decepado numa prensa quando era operário”, afirmou Teresa Cruvinel.
A jornalista acusou Caiado de “fascisto”, por “estigmatizar uma pessoa por sua diferença física, por sua raça, sexo ou cor”, o que, segundo a colunista, “está entre as coisas mais abomináveis de que o ser humano é capaz”.
“Isso é facismo, sim, porque remete à eugenia, ao culto da pureza e da perfeição físicas, pensamento que embasou o racismo e o fascismo, a escravidão e o sentimento eurocentrista que justificou a colonização dos ‘povos inferiores’, como os ameríndios e os africanos pelos europeus”, ressalvou.
Teresa Cruvinel concluiu: “Caiado pode dizer tudo o que quiser de Lula mas não deve reduzir a pessoa do ex-presidente ao dedo que não tem. Quando reduzimos uma pessoa com deficiência ao que lhe falta, estamos negando tudo que é ela tem e é, de bom e de ruim. Vale para Lula e para os 15% de brasileiros com alguma deficiência, física, mental ou sensorial. Se não a Lula, a estes Caiado devia pedir desculpas”.