sexta-feira , 15 novembro 2024
GoiásImprensa

Teresa Cruvinel: Caiado deve pedir desculpa aos 15% de brasileiros com deficiência física por usar camiseta “fascista” reproduzindo a mão de Lula

Em publicação no seu blog no site Brasil 247, a jornalista Tereza Cruvinel criticou duramente a camiseta que o senador Ronaldo Caiado utilizou durante o protesto contra Dilma Rousseff e o PT.

“Horrorizou-me particularmente a camiseta amarela do senador Ronaldo Caiado, com um basta acima de uma mão com apenas quatro dedos. A mão de Lula, que teve o mindinho decepado numa prensa quando era operário”, afirmou Teresa Cruvinel.

A jornalista acusou Caiado de “fascisto”, por “estigmatizar uma pessoa por sua diferença física, por sua raça, sexo ou cor”, o que, segundo a colunista, “está entre as coisas mais abomináveis de que o ser humano é capaz”.

“Isso é facismo, sim, porque remete à eugenia, ao culto da pureza e da perfeição físicas, pensamento que embasou o racismo e o fascismo, a escravidão e o sentimento eurocentrista que justificou a colonização dos ‘povos inferiores’, como os ameríndios e os africanos pelos europeus”, ressalvou.
Teresa Cruvinel concluiu: “Caiado pode dizer tudo o que quiser de Lula mas não deve reduzir a pessoa do ex-presidente ao dedo que não tem. Quando reduzimos uma pessoa com deficiência ao que lhe falta, estamos negando tudo que é ela tem e é, de bom e de ruim. Vale para Lula e para os 15% de brasileiros com alguma deficiência, física, mental ou sensorial. Se não a Lula, a estes Caiado devia pedir desculpas”.

Artigos relacionados

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....

Goiás

Goiás violento: PM à paisana é morto a tiros em Novo Gama

Fato Um policial militar (PM) à paisana foi morto a tiros, na...

Goiás

Carreta bitrem perde compartimento de carga em Goiás; motorista trapalhão não percebeu

Fato Uma carreta bitrem, carregada com sal, perdeu um dos compartimentos de...