A edição desta sexta-feira de O Popular traz uma surpresa: o jornal publica a carta de um leitor que faz críticas severas à repórter política Fabiana Pulcineli – sem acrescentar a defesa da própria jornalista ou da redação, como é comum nesses casos.
Mesmo expressando-se em termos elegantes, o leitor Reinaldo Francisco da Paixão, da Cidade de Goiás, é duro com Fabiana Pulcineli. Ele sugere que ela é tendenciosa e deturpa os fatos quando escreve sobre o governador Marconi Perillo. “Todo mundo sabe que a senhora não gosta de Marconi”, diz o leitor.
Tanto o jornal quanto a jornalista não apresentaram qualquer resposta. Sabe-se que, dentro de O Popular, existem um grupo de profissionais que não nutre a menor simpatia por Marconi, sob o comando de Fabiana Pulcineli. Essa situação mudou um pouco com a queda do diretor editorial do jornal, Luiz Fernando Rocha Lima, o Nando, também conhecido por menosprezar o governador. Enquanto esteve no cargo de orientador da redação, Nando foi o principal responsável pelo respaldo ao grupo de jornalistas liderado por Fabiana Pulcineli.
Mas isso hoje mudou. Nando é passado, depois de defenestrado para uma diretória simbólica do Grupo Jaime Câmara. Ele constituía um caso raro de não-jornalista ocupando uma função jornalística de importância em um grande grupo de comunicação (o GJC é o quinto maior do país ). De intocável, nas críticas e ataques a Marconi, Fabiana Pulcineli perdeu a sua principal base de apoio (Nando). Daí a publicação da carta, sem a defesa dela ou dos colegas de redação.
Pode ser um sinal importante de que há mudanças em curso em O Popular e no grupo de comunicação da Serrinha.
[vejatambem artigos=” 45012,44721,44968,44963… “]