quarta-feira , 27 novembro 2024
Goiás

Tem alguma coisa errada no discurso catastrofista de Ana Carla e Thiago Peixoto: nem a arrecadação caiu nem Goiás vai desacelerar a sua economia

Dois fatos, nesta semana, colocaram em xeque o discurso repetitivo que vem sendo entoado desde o início do ano pela secretária da Fazenda, Ana Carla Abrão Costa, e pelo secretário de Gestão e Planejamento,Thiago Peixoto.

Ambos investiram pesado em duas linhas de raciocínio: 1|) as receitas do Estado caíram nos primeiros meses do ano e 2) também haveria uma forte desaceleração na economia goiana em 2015, como reflexo da crise nacional.

Com essas justificativas, Ana Carla e Thiago vinham vendendo o peixe do forte ajuste fiscal que está sendo implantado pelo Governo do Estado e justificando até mesmo medidas dramáticas, como o atraso na quitação da folha de pagamento do funcionalismo (em março, já ocorreu o primeiro tropeção, com o parcelamento das folhas do Ministério Público e do Poder Judiciário).

Mas os dois secretários estão devendo explicações. Primeiro, a coluna Giro,de O Popular, revelou com números incontestáveis, extraídos das próprias contas do Estado, que a receita subiu nos primeiros meses do ano .Depois, o economista-chefe do Banco Itaú, Ilan Goldfajn, afirmou, em uma palestra em Goiânia, na presença do governador Marconi Perillo, que a economia goiana está em situação confortável e deverá atravessar a crise nacional com um crescimento mínimo de 3% ao ano, inclusive em 2015 – ou seja, Goiás vai continuar se desenvolvendo em ritmo maior e mais acelerado que o Brasil.

E agora? Onde é que Ana Carla e Thiago Peixoto se informaram para garantir que a arrecadação caiu e que Goiás, neste ano, vai experimentar uma redução do seu crescimento?

Tem coelho nesse mato.

[vejatambem artigos=” 45406,45161,44819,45409… “]

Artigos relacionados

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....