quarta-feira , 27 novembro 2024
Goiás

Deputados reclamam de Helio de Sousa: truculento, nunca reuniu a Mesa Diretora ou o Colégio de Líderes, não ouve ninguém e acabou com o Grande Expediente

O presidente da Assembleia Legislativa, Helio de Sousa, é truculento, nunca reuniu a Mesa Diretora ou o Colégio de Líderes para compartilhar as decisões da Casa, não ouve ninguém e só faz o que quer – inclusive no caso das prometidas medidas de moralização e recuperação da imagem do Legislativo, que ou não apareceram ou foram engavetadas, como ocorreu com o projeto que reduziria o recesso parlamentar para 75 dias por ano (que, aliás, é excessivo e injustificável).

Essa é a opinião recolhida pelo Goiás 24Horas com deputados estaduais, que, por enquanto,não querem ser identificados.

Presidentes como Helder Valin e Jardel Sebba, que dirigiram a Assembleia nos últimos 8 anos, são lembrados com saudade pelos parlamentares veteranos – Valin e Jardel exerceram a Presidência com espírito democrático e conciliador no que diz respeito ao relacionamento direto com os deputados.

Helio de Sousa, ao contrário, revelou-se muito fechado e distante no cargo de presidente da Assembleia. Como nunca, ele permitiu que a Casa fosse dominada por uma burocracia que só responde a ele. Desde 1º de fevereiro, quando assumiu o comando, Helio não chamou os membros da Mesa Diretora nem muito menos os integrantes do Colégio de Líderes para discutir a agenda da Assembleia.

Pior: permitiu que o Grande Expediente, que antigamente se iniciava às 16 horas e concedia tempo estendido de 20 minutos para os discursos e debates entre os deputados, fosse extinto, substituído pelas longas reuniões da Comissão de Constituição e Justiça ou das Comissões Reunidas e pela pressa na votação de matérias sem importância (que representam 99% dos projetos e requerimentos de iniciativa dos parlamentares).

A insatisfação é grande. A Assembleia perdeu estatura e está pior do que antes.

Artigos relacionados

Goiás

Goiás violento: mulher agride mãe idosa após discussão em Anápolis

Violência Uma mulher é investigada por agredir a própria mãe idosa. O...

Goiás

Goiás violento: homem matou o namorado e vendeu o carro dele

Violência Um homem identificado como Francinaldo Silva Guimarães, de 26 anos, é...

Goiás

Surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás

Fato Um surto de Doença Diarreica Aguda atinge 12 cidades de Goiás....